Sobre os frequentadores da Copa e dos novos estádios brasileiros

Vimos também alguns “torcedores” xingarem a presidenta da república durante o momento do hino. Coloco o termo entre aspas, pois não defino estes como torcedores

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Na estréia da seleção brasileira no dia 12, vimos mais uma vez o público cantar a capela uma parte do hino nacional brasileiro, momento extremamente emocionante para todos dentro do estádio. 

Mas vimos também alguns “torcedores” xingarem a presidenta da república durante o momento do hino. Coloco o termo entre aspas, pois não defino estes como torcedores, que não vão a um estádio simplesmente para torcer pelo seu time ou seleção. 

Na Copa do Mundo eles se diferem dos turistas, que estão ali para ver os jogos de suas seleções e alguma decisão, e do verdadeiro torcedor, que vai para ver suas cores em campo. Estes nunca foram acostumados a irem aos antigos estádios brasileiros, pois achavam muito sujo, violento e mal frequentado, não compensava o risco. 

Mas estes agora se tornaram “fãs de carterinha” de seus clubes, literalmente, depois da construção das arenas, que se tornaram praticamente pasteurizadas de tão limpas, tão organizadas e tão chatas. 

Lembram-se dos “mal-frequentadores” dos antigos estádios? Eles deixaram de acompanhar seu time no campo, pois ver um jogo de futebol se tornou um programa caro para ser feito semanalmente.  O novo torcedor, que batizarei aqui de “torcedor padrão FIFA”, tomou seu lugar, não existe espaço para os dois juntos no local.

E sabe o que é o pior? Ele não é um torcedor, ele é no máximo um espectador, alguém que deseja ver um espetáculo, que não tem ideia de qual é sua real força dentro de um campo de futebol. Ele não torce, no máximo assiste. 

Talvez isso não tenha sido o pior. Ele desiste do seu time quando ocorre algum fracasso, ele não fica, no mínimo, chateado ao ver seu amado clube perder, alega “não ganhar nada com isso”, que o futebol não lhe dá retorno algum. Quanto

A Copa do Mundo está cheia desses torcedores, e caso o Brasil perca em algum momento, ele estará com seu discurso pronto para não se abalar com a derrota. 

Caso você ainda vá ao estádio e não se enquadre nesses aspectos, parabéns, você não é um torcedor padrão FIFA, e continua com o carregando contigo a essência do futebol brasileiro.  Mas tome cuidado, esses “torcedores” estão por aí, prontos para te convencer sobre suas verdades, mesmo que estas sejam mentiras deslavadas.

Twitter: @LuisMauroFilho

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

Apoie o 247

WhatsApp Facebook Twitter Email