CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Aroldo Bernhardt avatar

Aroldo Bernhardt

É administrador e professor universitário

17 artigos

blog

Sobre pães, brioches e mangas

O paradoxo é que, quando Deputado inexpressivo, Bolsonaro criticava as privatizações e outras tantas medidas neoliberais as quais agora aplaude e implementa com fervor. Creio que o faz porque não dispõe de tirocínio suficiente para inspirar e liderar um verdadeiro projeto de Nação

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A Revolução Francesa é realmente um marco na História do Ocidente por representar o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. É verdade, em termos, porque persistem formas um pouco mais sutis de absolutismo (bem como nas mentes e sonhos ditatoriais de alguns) e além disso os privilégios remanescem não mais por “direito divino”, mas por culto à uma lógica excludente e favorável a uma “elite”. Não é à toa que as 26 pessoas mais ricas do mundo possui patrimônio igual a 3,8 milhões (50% da população), conforme relatório da OXFAM relativo a dados de 2018. 

Assim embora tenha tido significado histórico e influenciado movimentos mundo afora, o episódio francês, por outro lado, ensejou relatos pitorescos porém sem comprovação da sua veracidade e autoria. Um desses episódios pode ser resumido à famosa frase “se não tem pão que comam brioches” (pão de origem francesa, feito com alto teor de manteiga e ovos) atribuída a Maria Antonieta e que até hoje simboliza a futilidade diante dos que passam fome.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na mesma perspectiva, que trata a fome de outrem com leviandade, a Ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, “abasteceu” o anedotário com a afirmação de que “nós não passamos muita fome porque tem mangas nas nossas cidades”. Acredito que ela pretendia mostrar que em outros países a fome é maior, mas de qualquer forma a sua fala representou desrespeito aos 5 milhões de brasileiros famintos (ONU – 2019). A fome é coisa séria, a fome mata.

Aliás, não só em relação à fome e demais agruras das gentes mas também em relação a diversos temas, a equipe do Bolsonaro e outros tantos que o apoiam nos três Poderes da República e afins parecem viver numa bolha que os mantém distantes da realidade. Vivem numa dimensão paralela e demonstram acreditar nas próprias miragens. Tendem a demonizar a oposição, não aceitam o contraditório e costumam responder com truculência. Há, porém, uma exceção – o Paulo Guedes. Esse sabe exatamente o que quer e cumpre à risca o que os endinheirados que o colocaram no poder lhe determinaram, embora não seja menos agressivo, quando contrariado. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A “mensagem” de que quem não tem pão deve comer brioches ou saciar a fome com mangas tem o propósito de não atrapalhar as políticas “austericidas” da cartilha do “Consenso de Washington” (FMI, Banco Mundial e Tesouro dos EUA) e dos “Chicago’s Boys” (aquele malfadado grupo de economistas responsáveis pelas atrocidades sociais do governo Pinochet – Paulo Guedes entre eles) agora em pleno curso no Brasil de Bolsonaro. 

O paradoxo é que, quando Deputado inexpressivo, Bolsonaro criticava as privatizações e outras tantas medidas neoliberais as quais agora aplaude e implementa com fervor. Creio que o faz porque não dispõe de tirocínio suficiente para inspirar e liderar um verdadeiro projeto de Nação. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Contudo a realidade é dura e mais cruel ainda quando a fome e o desalento tornam a experiência humana insuportável, levando o povo, à semelhança dos franceses no século XVIII, a perder o medo e partir para o confronto. Os chilenos e os argentinos, uns pela revolta outros pelo voto, estão à frente da “Queda da Bastilha” contemporânea. Se terá o alcance do original francês não se sabe, mas tem muita coisa acontecendo.

No Brasil a restrição a direitos trabalhistas, o corte nas políticas de assistência e previdência sociais, de saúde, de educação, o pouco caso com as minorias e o despreparo ou desinteresse com a questão ambiental vêm recebendo fortes questionamentos, mas sabem como é, fomos os últimos a abolir a escravidão e até hoje sofremos da síndrome da Casa Grande e Senzala. De todo modo há muita turbulência no ar que indicando que a jornada governista está cada vez mais complicada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ah! Sim! E tem o Queiroz, as milícias, os fake News da campanha e outras traquinagens da família, estripulias que podem catalisar a revolta.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO