CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
blog

Sobre progressismo em tempos confusos

Lei não significa justiça. Martin Luther King Jr., principal cabeça do movimento pelos Direitos Civis nos EUA, uma vez disse que "é nosso dever moral, e obrigação, desobedecer a uma lei injusta". Talvez essa frase seja a melhor definição do que é o progressismo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

"Estrelas Além do Tempo" é um daqueles filmes que a mensagem supera o meio.

Originalmente intitulado "Hidden Figures", o drama nos conta a história de três matemáticas que trabalham para a NASA em plena era da corrida espacial e, juntas, superam as barreiras de preconceito, ligadas à gênero e cor, até então institucionalizadas nos EUA.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não é meu objetivo analisar o filme quanto a suas questões técnicas – elas aqui são irrelevantes ao meu pensamento. O que mais me impressiona e merece um comentário são as algumas das falas que ocorrem durante o longa, por serem muito marcantes.

Segue um spoiler que vale ser dado: em um dado momento, a personagem Mary Jackson (Janelle Monáe) busca realizar seu sonho de ser engenheira da agência espacial Americana. Para isso decide tomar classes necessárias de engenharia em uma escola pública que excepcionalmente atendia apenas estudantes brancos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quem já estudou a história norte-americana sabe que o processo de segregação na terra do Tio Sam ocorreu de forma institucionalizada, diferente do Brasil. Leis separavam os direitos e deveres de brancos e negros. Assim, Mary teve de recorrer à Justiça, a fim de que lhe concedessem uma permissão para tomar as classes na tal escola.

E seu discurso diante do juiz é tocante. Trata do que, em inglês, se chama de "groundbreaking" – quebra de paradigmas, revolução. Tentarei não dar mais detalhes para que não se perca a experiência do filme. Veja-o.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Repito. O que vale aqui é a mensagem.

Em tempos de ânimos ideológicos aflorados, perde-se o referencial de cada campo. Termos como conservadorismo e progressismo são, muitas das vezes, mal-usados por ambos os lados nas discussões.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não há de se encarnar Deus ou o Diabo em cada um desses espectros, mas entendê-los como linhas que lidam de forma diferente com as mudanças. E este filme mostra que, em certos momentos, a postura progressista é necessária.

Lei não significa justiça. Martin Luther King Jr., principal cabeça do movimento pelos Direitos Civis nos EUA, uma vez disse que "é nosso dever moral, e obrigação, desobedecer a uma lei injusta". Talvez essa frase seja a melhor definição do que é o progressismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO