CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Chris Hedges avatar

Chris Hedges

Jornalista vencedor do Pulitzer Prize (maior prêmio do jornalismo nos EUA), foi correspondente estrangeiro do New York Times, trabalhou para o The Dallas Morning News, The Christian Science Monitor e NPR.

89 artigos

blog

Sociedade do Espetáculo

"O espetáculo dos depoimentos de testemunhas do assalto ao Capitólio são um estratagema usado por uma classe política condenada ao fracasso", diz Chris Hedges

Policiais americanos montam guarda enquanto apoiadores do presidente norte-americano Donald Trumb protestam em frente ao Capitólio em Washington. (Foto: Leah Millis/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Publicado originalmente no The Chris Hedges Report

Traduzido e adaptado por Rubens Turkienicz com exclusividade para o Brasil 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Comitê Selecionado para Investigar o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio [Congresso] dos EUA (https://january6th.house.gov/), cujas primeiras seis audiências públicas televisadas começaram na última quinta-feira [09.06.22], é um espetáculo que substitui a política. Nada há de substancialmente novo nas acusações. O comitê não tem poderes de promotoria. Nenhuma acusação foi apresentada pelo Procurador-Geral [Attorney General] dos EUA, Merrick Garland, contra o ex-presidente Donald Trump e não se espera que haja alguma. As audiências coreografadas – assim com o foram os julgamentos para o impeachment de Trump – não terão efeito algum sobre os eleitores de Trump, a não ser fazê-los se sentirem perseguidos, especialmente considerando-se as mais de 860 pessoas que já foram acusadas (incluindo 306 autodeclarações de culpa) (https://www.insider.com/all-the-us-capitol-pro-trump-riot-arrests-charges-names-2021-1) pelo seu papel na invasão do Capitólio. O comitê ecoa para os opositores de Trump aquilo que eles já acreditavam. Este comitê foi planejado para apresentar a inação como sendo uma ação e substituir a política pelo desempenho [farsesco] de papéis. Como escreve Guy Debord (https://www.amazon.com/Society-Spectacle-Guy-DEBORD/dp/0934868077), ele perpetua o nosso [dos EUA] “império da passividade moderna.”

O comitê – boicotado pela maioria dos Republicanos – contratou James Goldston (https://www.nytimes.com/2022/06/09/us/the-committee-hired-a-tv-executive-to-produce-the-hearings-for-maximum-impact.html), um produtor de documentários e antigo presidente da [rede de TV[ ABC News, para transformar as audiências em envolventes espetáculos televisivos embalados de maneira esperta e com uma variedade de frases de efeito concisas. O resultado disso é – como tinha a intenção de ser – a política como “reality TV”, uma diversão mediática que nada mudará na sombria paisagem estadunidense. Aquilo que deveria ser uma séria investigação bipartidária [Republicanos e Democratas] sobre variedade de violações constitucionais feitas pelo governo Trump, foi transformado em um comercial de campanha em horário nobre para um Partido Democrata sem combustível. A epistemologia da televisão está completa. E também assim está o seu artifício. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As duas alas estabelecidas da oligarquia – o velho Partido Republicano representado por políticos como Liz Cheney, uma dos ois Republicanos que estão no comitê, e a família Bush – agora estão unidas (https://scheerpost.com/2022/02/14/hedges-democrats-the-more-effective-evil/) com a elite do Partido Democrata, formando uma única entidade política dominante. Os partidos dominantes já marchavam juntos há décadas nos assuntos importantes – incluindo: guerra, acordos de comércio, austeridade, a militarização da polícia, prisões (https://scheerpost.com/2021/10/19/the-call/), vigilância governamental e o assalto às liberdades civis. Eles trabalharam em paralelo para perverter e destruir as instituições democráticas, para benefício dos ricos e das corporações. Eles trabalharam desesperadamente juntos para repelir a revolta de trabalhadores e trabalhadoras brancas enfurecidos e traídos que apoiam Donald Trump e a extrema direita.

Os membros do comitê procuram enjoativamente santificar à si mesmos e às suas audiências, proclamando sustentar a constituição, a democracia, os Pais Fundadores [dos EUA], o estado de direito, o consentimento dos governados e o processo eleitoral.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O presidente do comitê, Bennie Thompson, falou (https://january6th.house.gov/news/press-releases/thompson-cheney-opening-statements-select-committee-hearing) sobre “os inimigos domésticos da Constituição que assaltaram o Capitólio e ocuparam o Capitólio, tentaram contrariar a vontade do povo e impedir a transferência de poder.” Liz Cheney chamou (https://theamericanonews.com/floricua/2022/06/10/full-transcript-heres-what-was-said-at-the-first-jan-6-committee-hearing/) o Capitólio de “um espaço sagrado na nossa república constitucional.”

Não houve reconhecimento algum por parte dos membros do comitê que “a vontade do povo” foi subvertida pelos três poderes [da república] a fim de servir as ordens da classe bilionária. Ninguém mencionou os exércitos de lobistas a quem se permite assaltar diariamente o Capitólio para financiar o suborno legalizado das nossas [dos EUA] eleições e de escrever (https://www.npr.org/sections/itsallpolitics/2013/11/11/243973620/when-lobbyists-literally-write-the-bill) os textos das leis pró-corporações que eles aprovam. Ninguém falou sobre a perda dos direitos constitucionais – incluindo o direito à privacidade (https://youtu.be/VosWSG7CR5Y?t=74 – devido à vigilância governamental feita por atacado (https://www.theguardian.com/us-news/the-nsa-files). Ninguém mencionou os desastrosos acordos comerciais que desindustrializaram o país e empobreceram a classe trabalhadora. Ninguém falou sobre os fiascos militares no Oriente Médio, os quais custaram US$ 8 trilhões (https://www.brown.edu/news/2021-09-01/costsofwar) aos contribuintes de impostos, nem o sistema de saúde para fazer lucro (https://pnhp.org/) que logra o público e impede uma resposta racional à pandemia – que já resultou em mais de um milhão de mortes (https://coronavirus.jhu.edu/from-our-experts/u-s-officially-surpasses-1-million-covid-19-deaths#:~:text=Experts%20say%20the%20tragic%20milestone,vaccinations%20could%20have%20prevented%20fatalities.&text=The%20United%20States%20officially%20surpassed,Johns%20Hopkins%20Coronavirus%20Resource%20Center.) - nem a privatização de instituições governamentais, incluindo escolas, prisões, tratamento de água, coleta de lixo, parquímetros, serviços de utilidade pública e até a coleta de inteligência, para enriquecer a classe bilionária às nossas custas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O buraco aberto entre a realidade daquilo que nos tornamos e a ficção de quem nós somos supostos de ser é a razão pela qual o espetáculo é tudo que resta à classe dominante. O espetáculo toma o lugar da política. Esta é uma admissão tácita de que todos os programas sociais – seja o plano 'Build Back Better' [Reconstruir Melhor], a proibição de armas de ataque de guerra, o aumento do salário mínimo, a diminuição da devastação da inflação ou a instituição de reformas ambientais para evitar a emergência climática - jamais serão implementados. Aqueles que ocupam o “espaço sagrado” da “nossa república constitucional” são só são capazes de despejar dinheiro em guerra (https://chrishedges.substack.com/p/no-way-out-but-war), alocando US$ 54 bilhões (https://www.nytimes.com/interactive/2022/05/20/upshot/ukraine-us-aid-size.html) para a Ucrânia e aprovando orçamentos militares cada vez maiores para enriquecer a indústria de armamentos.

Quanto maior fica o buraco entre o ideal e o real, tanto mais serão empoderados os protofascistas que estão fixados em retomar o Congresso [dos EUA] no outono (eleições de novembro deste ano). Se o mundo racional e factual não funciona, por que não tentar usar uma das tantas teorias da conspiração? Se for isso que a democracia significa, por que apoiar a democracia?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A direita também se comunica através do espetáculo. O que foram os quatro anos da presidência de Trump, senão um vasto espetáculo? Espetáculo versus espetáculo. A estética do espetáculo é tudo o que resta, como o foi nos dias derradeiros do Império Romano e da Rússia Tzarista. “A nossa política, a religião, as notícias, os esportes, a educação e o comércio foram transformados em adjuntos congeniais do 'show business'”, escreve Neil Postman no seu livro 'Amusing Ourselves to Death: Public Discourse in the Age of Show Business' [Estamos nos Divertindo: o Discurso Público na Era do Show Business] (https://www.penguinrandomhouse.com/books/297276/amusing-ourselves-to-death-by-neil-postman/). Cega pela sua soberba e pomposidade, a atual classe dominante, no entanto, não é muito boa nisso.

A extrema direita – que acredita que vacinas provocam autismo, que anjos existem, que um conluio de satânicos e canibalísticos abusadores de crianças que operam uma rede global de tráfico sexual de crianças estão tentando destruir Trump, e a inerrância da Bíblia – esta é muito mais divertida, mesmo enquanto acelera a solidificação da tirania corporativa. Se a república está morta, você quer ver Joe Biden balbuciar o seu caminho em mais uma conferência de imprensa, ou a paródia de Rand Paul serrando o código de impostos pela metade, e Ted Cruz acusando Barak Obama de tentar prove “Medicaid expandido” para o ISIS? Você quer se acordar com o mais novo ultraje retórico de Trump – que, quando estava fazendo a campanha presidencial, acusou Trump de ser o fundador do ISIS, que sugeriu que o pai de Ted Cruz estava envolvido no assassinato de John F. Kennedy, que argumentou que o ruído dos moinhos de vento [energia eólica] causa câncer e recomendou a ingestão de desinfetante para lutar contra a COVID, ou prestar homenagem a uma conjunto de valores que foram descartadas há muito tempo pela classe dominante e substituídas por mentiras, corrupção e ganância?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em resumo, já que o sistema traiu e tosquiou você, por que não desmontá-lo com a vulgaridade e a crueza que este merece? Por que não se entretido por incendiários políticos? Para que engajar-se em cortesias polidas e no decoro político exigido por aqueles que destruíram as nossas comunidades, arruinaram a nação, saquearam o Tesouro dos EUA, supervisionaram uma série de custosos desastres militares e nos tiraram a capacidade de ter um nível de vida adequado, bem como o futuro dos nossos filhos?

Em 1924, o governo da Alemanha de Weimar decidiu livrar-se de Adolf Hitler e do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, os nazistas, ao julgar Hitler por alta traição no Tribunal do Povo. Estava claro que Hitler era culpado. Ele havia tentado derrubar o governo eleito com o fiasco do seu “Golpe da Cervejaria” de 1923 (https://www.history.com/topics/germany/beer-hall-putsch) – o qual, como o tumulto de 06.01.21 no Capitólio, era mais uma farsa do que uma insurreição. Aquele era um caso para abrir e encerrar. No entanto, o tiro saiu pela culatra e o julgamento transformou Hitler num mártir nacional e impulsionou o destino político dos nazistas.

A razão disso deveria ter sido aparente. A Alemanha estava uma bagunça, convulsionada pelo desemprego generalizado, os tumultos por comida, a violência nas ruas e a hiperinflação. As classes dominantes alemãs, como as nossas [dos EUA] não tinham credibilidade. O apelo ao estado de direito e aos valores democráticos era uma piada.

Houve um momento revelador nas audiências [no Congresso, na semana passada], quando a policial da guarda do Capitólio Caroline Edwards, que sofreu uma concussão craniana durante o assalto ao Capitólio, relatou uma conversa que ela teve com Joseph Biggs, o líder dos 'The Proud Boys' (https://www.justice.gov/usao-dc/defendants/biggs-joseph-randall) que foi indiciado junto com outros quatro líderes do grupo (https://www.justice.gov/usao-dc/pr/leader-proud-boys-and-four-other-members-indicted-federal-court-seditious-conspiracy-an-0) por conspiração sediciosa em conexão com o assalto ao Capitólio.

“A maré começou a virar quando o que agora é o grupo de Arizona – é isso que você disse – o pessoal com os bonés laranja, eles chegaram entoando o canto “F-U-C-K Antifa”, Edwards contou ao comitê (https://www.rev.com/transcript-editor/shared/319NSEELgIregKkP8gVlqQ12eb8omgBFunUBCO8mGV4Bpwe2Vj0vhWYxHbCRvjGg4mYWhhi2ghE9pbWc8Sw6nqilJKs?loadFrom=PastedDeeplink&ts=5924.61). “E eles se juntaram àquele grupo. Uma vez juntos, a retórica de Biggs se virou contra a polícia do Capitólio. Ele começou a nos fazer perguntas do tipo: “Você não deixou de receber o seu cheque de salário durante a pandemia, né?”, mencionado coisas sobre a nossa escala de salários e, sabe. Começou a virar contra nós.”

Aquela breve conversa salientou o enorme hiato entre os que tem e os que não tem – o qual, se não for respondido, transformará Trump, os seus apoiadores, Biggs, os 'Proud Boys' e os 'Oath Keepers' em mártires.

O Congresso [dos EUA] é uma fossa sanitária. Os políticos corruptos de prostituem para os ricos e se tornam ricos em troca. Esta realidade – a qual as audiências ignoram – fica aparente para a maior parte da nação; é por isso que as audiências não reforçarão as fortunas salientes da classe política dominante, desesperadas para evitar a sua substituição.

A velha classe dominante está destinada à extinção, não que a que segue será melhor. Não será. Porém, o jogo de pilhagem e corrupção em nome dos sagrados valores democráticos já não funciona mais. Um novo jogo está tomando o seu lugar, no qual os bufões narcisistas que alimentam os fogos do ódio e que só sabem destruir, nos entreterão até a morte.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO