CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Hely Ferreira avatar

Hely Ferreira

Hely Ferreira é cientista político

98 artigos

blog

Sonho eleitoral

um dos grandes desafios para robustecer a terceira via, é a falta de unidade.

Urnas eletrônicas (Foto: REUTERS/Bruno Kelly)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Nascido na Morávia no ano de 1856, Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise, acreditava que o sonho refletia os desejos reprimidos do ser humano. Independente da teoria freudiana, o sonho tem o poder de nos fortificar para tentarmos realizar o que almejamos.

 Em ano eleitoral, assistimos uma pluralidade de sonhos. Muitos deles inexequíveis quando olhamos o cenário político e também a discrepância entre o sonho e o cargo pleiteado pelos candidatos. Fruto de um quadro em que o maniqueísmo tem se apresentado de maneira acendrada entre os dois candidatos que lideram as pesquisas de intenção de votos, há um discurso motivado pelo sonho de uma candidatura sedimentada que tem recebido o emblema de terceira via. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tal discurso, consegue eclodir principalmente entre os eleitores que não se mostram identificados com à polarização. Entretanto, um dos grandes desafios para robustecer a terceira via é a falta de unidade. Não foi debalde que o ex-governador do estado de São Paulo, o senhor João Dória, desistiu da pré-candidatura à Presidência da República por falta de apoio dentro do próprio PSDB. Bom salientar, que segundo os meios de comunicação, o apoio não se deu, como forma de retaliação, vez que, o ex-governador praticamente colocou no limbo os quadros históricos do partido. 

Assim, viu o seu nome preterido pelo da senadora Simone Tebet, filiada ao MDB. Mesmo assim, apesar do fortalecimento da pré-candidata, não há unidade na sigla. Há quem defenda que o partido deve apoiar o ex-presidente Lula e outra parte deseja apoiar o atual presidente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 1989, o PMDB apresentou o já falecido Ulisses Guimarães como candidato ao Planalto Central. Apesar da força que o partido tinha, Glória do Goitá foi a única cidade que o Ulisses saiu vitorioso. Porém, todos que acompanham e estudam a política nacional, atribuem o resultado aos méritos da liderança local e não ao candidato. O fato é que o quadro polarizado alimenta e fortalece os dois principais pré-candidatos. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO