CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2473 artigos

blog

STF mostra a Bolsonaro que ele não é Luís XIV

"Agora ele vai ter de quebrar a cabeça para encontrar alguém que não seja tão obviamente cooptável para a PF e seu gabinete do ódio vai apontar canhões contra o STF e principalmente contra Alexandre de Moraes", escreve Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia, em referência a Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia

O revés que sofreu hoje no STF, com a decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender a nomeação de seu xará Alexandre Ramagem para diretor-geral da PF foi um duro golpe no plano absolutista que o ainda presidente tenta emplacar no país e que há alguns dias resumiu numa frase emblemática e mentirosa:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“A constituição sou eu”.

Emblemática porque remete imediatamente a Luis XIV e seu “l’etat c’est moi”; mentirosa na tentativa de persuadir que respeita o que não respeita de fato.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Só ele não notou que as declarações de Moro, ao deixar o ministério e as dele, ao responder, à frente de todo o ministério, revelaram os verdadeiros motivos espúrios da demissão do diretor anterior, Maurício Valeixo e, apesar das suspeitas apontadas por todos que não estão fanatizados, o ainda presidente dobrou a aposta, como sempre faz, indicando ao cargo um ex-subalterno – ex-chefe da segurança do então candidato em campanha, depois da facada -  e notório amigo de seu filho Carlos que está sob investigação da PF.

Será que o ainda presidente pensou que ninguém ia perceber que o novo diretor seria um pau mandado seu e que por meio dele teria acesso a investigações sigilosas, poderia atacar adversários e proteger amigos e familiares?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ou será que, protegido pelo quarteto de generais que toca o governo enquanto ele espalha o coronavírus ele acha que, além de ser a constituição também é o estado?

Seja como for, agora ele vai ter de quebrar a cabeça para encontrar alguém que não seja tão obviamente cooptável para a PF e seu gabinete do ódio vai apontar canhões contra o STF e principalmente contra Alexandre de Moraes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele pode até recorrer, a AGU pode alegar que nada impede um presidente da República de nomear o chefe da PF, a questão então irá a plenário, mas daí não passará; o ainda presidente não tem votos para ganhar no plenário do Supremo.

Somente em novembro, quando Celso de Mello coloca pijama, o ainda presidente poderá indicar um aliado fiel em seu lugar e outro em setembro de 2021, com a saída de Marco Aurélio Melo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Até lá, tende a perder todos os julgamentos no STF. 

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO