CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Carlos Bresser-Pereira avatar

Luiz Carlos Bresser-Pereira

Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas onde pesquisa e ensina teoria econômica e teoria política desde 1959. Foi Ministro da Fazenda (1987) e Ministro da Administração Federal e Reforma do Estado (1995-98). É doutor honoris causae pela Universidade de Buenos Aires

41 artigos

blog

Sucesso econômico sem crescimento?

"O governo está indo bem no plano econômico, mas dessa forma não haverá verdadeiro desenvolvimento", avalia Luiz Carlos Bresser-Pereira

Fernando Haddad e Lula (Foto: Reuters/Adriano Machado | Reuters/Dado Ruvic)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Publicado originalmente no Grupo Novo Desenvolvimentismo)

Vejam como a economia é uma ciência e uma prática cheia de contradições. Da forma que estamos caminhando, estamos indo bem, mas continuaremos ficando para trás. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O governo Lula está indo bem no plano econômico. O arcabouço fiscal foi bem pensado e mostra que o governo é responsável no plano econômico. 

Talvez o arcabouço seja otimista em relação ao aumento da receita, mas não está inerte esperando que o aumento caia do céu.  Está procurando ativamente aumentar a receita. E precisa do apoio do STF.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Considerou não ter condições políticas para incluir os juros no teto de gastos e definir um teto porcentual da despesa com juros em relação ao PIB. Superado esse teto, que seria orçado, o gasto com juros seria responsabilidade do BC. 

Compreendo que seria bom, antes, discutir melhor essa questão, que considero fundamental. Não faz sentido o BC não ser responsabilizado pela despesa absurda que gera.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sim, o governo está indo bem no plano econômico, mas dessa forma não haverá verdadeiro desenvolvimento. Dada a confiança que o governo está criando, o real está se valorizando, o dólar já caiu para baixo de R$ 5,00, e deverá cair mais.

Se o dólar continuar caindo, e o governo não tomar medidas para garantir que, para as exportações industriais, será assegurado um piso que eu definiria como de R$ 5,10, não haverá reindustrialização e a economia permanecerá semiestagnada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há meios de garantir esse piso para o dólar? A primeira coisa o governo já está fazendo: procurando baixar os juros. Mas em relação ao câmbio da indústria o país não pode ficar por conta do mercado. Precisa se comprometer com um piso.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO