CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Rodrigo Vianna avatar

Rodrigo Vianna

Jornalista desde 1990. Passou por Folha, TV Cultura, Globo e Record; e hoje apresenta o "Boa Noite 247". Vencedor dos Prêmios Vladimir Herzog e Embratel de Jornalismo, é também Mestre em História Social pela USP. Blogueiro, integra a direção do Centro de Estudos Barão de Itararé.

57 artigos

blog

Tasso Jereissati desistiu para costurar apoio de Leite a Ciro Gomes

Eduardo Leite teria o papel de derrotar Doria agora nas prévias do PSDB para, mais adiante, ser o vice na chapa de Ciro Gomes. Tasso e Ciro, parceiros no Ceará, nunca deixaram de jogar juntos, escreve o jornalista Rodrigo Vianna

Eduardo Leite, Ciro Gomes e Tasso Jereissati (Foto: Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

por Rodrigo Vianna

Em torno da mesa, na sala reservada de um restaurante na zona sul de São Paulo, ex-ministros de Estado e juristas progressistas trocam impressões sobre os últimos movimentos da direita liberal - desesperada diante do avanço de Lula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um deles, veterano observador da cena política e que conhece os bastidores do PSDB apesar de não estar mais no partido, lança luzes sobre as reais intenções do senador Tasso Jereissati. Em sua visão, Tasso desistiu da pré-candidatura e declarou apoio a Eduardo Leite nas prévias do PSDB não porque acredite no jovem governador pra liderar a Terceira Via; Tasso fez esse movimento porque aposta que Leite tem um perfil mais aberto a composições e ao diálogo do que João Doria.

Nosso arguto observador foi mais longe: Eduardo Leite teria o papel de derrotar Doria agora para, mais adiante, ser o vice na chapa de Ciro Gomes. Tasso e Ciro, parceiros no Ceará, nunca deixaram de jogar juntos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com essa jogada, Jereissati (que hoje teria dificuldades até para se reeleger senador no Ceará) se transformaria no padrinho de uma chapa reunindo o pupilo Ciro e o jovem Leite.

O governador do Rio Grande do Sul ajudaria a "limpar a imagem" de Ciro junto a operadores de mercado que torcem o nariz para o discurso nacional-desenvolvimentista do presidenciável do PDT. E daria ao pedetista uma janela para dialogar com a classe média do Sul e do Sudeste. Além de consolidar o apoio da Globo.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lançado nacionalmente durante entrevista no Programa do Bial, Eduardo Leite tem apoio também de Aécio Neves e da maior parte das seções estaduais do PSDB. Muitos caciques tucanos aceitam abrir mão da candidatura própria, para oferecer o vice numa composição. Mas, para isso, precisam antes derrotar o projeto pessoal de Dória, cada vez mais isolado no partido. Até Geraldo Alckmin estaria adiando a saída do PSDB, justamente para ajudar na tarefa de derrotar Dória e ungir Leite.

A consultoria Eurasia cravou, semana passada, que Leite já é o favorito nas prévias do PSDB: um favorito que toparia o papel de coadjuvante numa chapa mais ampla da centro-direita.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tudo isso faz sentido no papel, não fosse um detalhe: Eduardo Leite e Ciro, juntos, continuam a ser raquíticos diante de Bolsonaro e Lula.

Tasso Jereissati segue a ser um habilidoso articulador entre a política e o mundo empresarial, mas não resolve um problema: como injetar votos na Terceira Via? Parece uma tarefa quase impossível, mesmo com apoio da Globo e do Itaú. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO