CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
César Fonseca avatar

César Fonseca

Repórter de política e economia, editor do site Independência Sul Americana

629 artigos

blog

Temer repete Dutra: torra reservas de Dilma e Lula para dolarizar mercado e gerar caos

Por que não jogar as reservas na produção e no consumo, para fortalecer mercado interno e estabilizar a moeda, por meio da valorização do poder de compra dos salários, como fez Lula, depois do crash de 2008?

Por que não jogar as reservas na produção e no consumo, para fortalecer mercado interno e estabilizar a moeda, por meio da valorização do poder de compra dos salários, como fez Lula, depois do crash de 2008? (Foto: César Fonseca)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sucesso econômico petista

O papo econômico e financeiro do presidente do Banco Central, Ilan Goldfanj, para não aumentar juros, mas, sim, utilizar as reservas cambiais, para evitar disparada do dólar, é provoca concreta do sucesso da política econômica de Lula e Dilma.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apostaram no mercado interno, no crescimento, acumularam reservas e estabilizaram o cambio.

Ilan é racionalizante, mas enganador.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Engana a população que os preços caíram porque houve competente administração da política monetária.

Mentira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na verdade, o que ocorreu foi o seguinte.

O governo congelou os gastos públicos, que geram renda disponível para o consumo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Destruiu consumidores e, igualmente, arrecadação e investimentos.

O PIB, por isso, despencou em 2016 e 2017 e continua despencando em 2018.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como, por ordem de Washington, os gastos foram congelados(Pec do Teto), por vente anos, e passaram a ser reajustados pela inflação do ano anterior, sendo ela cadente, em economia congelada, sinaliza-se, consequentemente, PIBs descendentes, nos anos seguintes, expectativas negativas aos investidores.

Quem vai produzir para não vender?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Estocar mercadoria é prejuízo.

A tendência deflacionária sinalizou que juro mais alto é caixão e vela preta para qualquer investidor.

Incompetência macroeconômica

Piora a situação das empresas e dos consumidores.

Com a economia fraca, o câmbio, que reage à estabilidade dos preços, ficou desfavorável.

Salário mais baixo compra menos mercadorias, informa aos agentes econômicos que é perda de tempo aumentar produção, se não haverá consumidor.

Juro mais alto nessa situação, apenas, piorará a dívida, tanto dos consumidores, como do governo, que, com arrecadação cadente, não pode liquidar seus papagaios.

Aí veio a política monetária de Donaldo Trump, de elevar juro, para enxugar liquidez de dólar, em escala global, e ajudou a afundar o barco tupiniquim.

Sinuca de bico.

Se subir juro no Brasil, para evitar fuga para os títulos americanos, a economia, já tatibitate, entra em parafuso total.

Que fazer?

Os neoliberais, prisioneiros das ordens de Washington, sem poder mexer no teto de gastos, para sobrar dinheiro aos especuladores da dívida, pegam, agora, as reservas de 380 bilhões de dólares que Lula e Dilma acumularam, com o desenvolvimentismo petista, para gastá-los em importações de quinquilharias.

Vão torrar tudo, em vez de jogar essa poupança do povo no desenvolvimento e tirar ele da miséria que se aprofunda, com recessão e desemprego.

Temer segue o mesmo roteiro de Dutra, que queimou reservas acumuladas por Getúlio Vargas, afundando a economia, que vinha crescendo sem dívidas e perfeitamente estável, depois que fora feita a auditoria da dívida, logo depois da revolução de 1930, abrindo espaço ao desenvolvimento nacional.

Temer, novo Dutra, dilapidador das reservas acumuladas pelo desenvolvimento petista registrado entre 2003 a 2014.

Dolarização em marcha

Por que não jogar as reservas na produção e no consumo, para fortalecer mercado interno e estabilizar a moeda, por meio da valorização do poder de compra dos salários, como fez Lula, depois do crash de 2008?

Os golpistas de 2016 visaram dois objetivos:

1 – roubar o petróleo do pré sal e

2 – dolarizar a economia por meio da fragilização do mercado consumidor.

Agora, lançam mão das reservas acumuladas para engordar, ainda mais, os sanguessugas das riquezas brasileiras, desde sempre, com aplauso dos trouxas vira latas que engole pelo valor de face as teorias econômicas furadas construídas em laboratório, no exterior da realidade, sem poder determina-las.

Dizem que gastando reservas sem produzir paga dívidas e equilibra endividamento e PIB, que permitiria, com juros baixos, retomada da economia, sem pressão inflacionáira.

Papo furado: quebraram a economia e lança mão da reservas para fechar o buraco, enquanto o desemprego e a recessão avançam, sinalizado PIB inferior de 1%, caminhando para zero ou negativo.

O resultado dessa queimação de reservas, será, evidentemente, dolarização da economia, defendida por muitos vendilhões da pátria.

Sabujismo econômico tupiniquim, obediente às ordens de Tio Sam.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO