CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eduardo Guimarães avatar

Eduardo Guimarães

Eduardo Guimarães é responsável pelo Blog da Cidadania

916 artigos

blog

Trapaça política de Moro põe Zanin no STF

A oposição de Moro a Zanin é um indicativo de que ele será peça fundamental para combater o punitivismo violador de direitos civis que o ex-juiz promoveu

Cristiano Zanin e Sergio Moro (Foto: ABr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A disputa pela vaga de Ricardo Lewandowski no STF é das mais renhidas, com postulantes altamente gabaritados, mas acaba de ganhar ares de decisão. Lula tem uma preferência, entre três nomes, mas os outros dois são tão fortes que a decisão ERA difícil. 

Falemos rapidamente dos três candidatos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O primeiro a ser lembrado é o favorito de Lula, Cristiano Zanin Martins, advogado do presidente que ostenta o mérito por reabilitá-lo jurídica e politicamente. 

Em seguida, temos o advogado e cofundador do grupo Prerrogativas Pedro Serrano, professor da PUC-SP. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por fim, o favorito de Ricardo Lewandowski, Manoel Carlos de Almeida Neto, assessor de confiança do ministro. 

Dois desses candidatos são conhecidos de longa data deste que escreve. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A banca jurídica de Pedro Serrano assumiu minha defesa contra ofensiva que sofri do então juiz Sergio Moro lá em 2017, quando tentou deturpar reportagem do Blog da Cidadania que antecipou que Lula seria alvo da 24a fase da Lava Jato, com condução coercitiva, busca e apreensão e quebra de sigilos. Serrano é um jurista brilhante e o mais experiente entre todos. 

Já o jovem e brilhante advogado Manoel Carlos intermediou os contatos iniciais entre este que escreve e o ministro Lewandowski em 2012, logo após ele ter absolvido José Dirceu e passado a ser atacado pelo antipetismo então ascendente no país. Escrevi um desagravo no Blog da Cidadania ao ministro e o texto recebeu mais de 5 mil mensagens de apoio, entre  amigos, alunos, intelectuais, políticos e familiares. Lewandowski e sua família decidiram me agradecer pela iniciativa e Manoel Carlos cuidou de me receber no aeroporto e me conduzir ao STF para encontrar o ministro -- o manifesto pode ser lido neste link :https://blogdacidadania.com.br/2012/11/assine-o-manifesto-de-apoio-ao-ministro-ricardo-lewandowski/. Depois voltou a me receber para participar da posse de Lewandowski como presidente do STF, dois anos depois. Manoel está perfeitamente sintonizado com o ministro. No STF, seria garantia da manutenção do trabalho dele. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com Cristiano Zanin, tive  poucos contatos. Mas eu, ele e sua esposa, a doutora Valeska, compartilhamos mesa no café da manhã do hotel em que estávamos todos hospedados por ocasião do primeiro depoimento de Lula a Sergio Moro lá em Curitiba. Durante uns 40 minutos de conversa informal, impressionou-me a confiança que Zanin tinha na prevalência da verdade. 

Todos grandes nomes do mundo jurídico, escolha quase impossível para Lula. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Agora, porém, o jornal O Globo publica reportagem sobre ataques que a candidatura do advogado de Lula está recebendo do ex-juiz Sergio Moro que podem definir a escolha do favorito de Lula. Isso porque Moro promete trabalhar para barrar Zanin e o ex-juiz, como se sabe, é persona non grata no Congresso nacional, inclusive na Câmara Alta, onde atua.

A oposição de Moro a Zanin é um indicativo de que ele será peça fundamental para combater o punitivismo de extrema direita e violador de direitos civis que o ex-juiz promoveu quando tinha o controle da Operação Lava Jato. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Após Moro se posicionar assim, a possibilidade de Zanin  virar ministro do STF não cresce apenas porque se o ex-juiz o rejeita, o presidente irá apoiá-lo. Zanin se torna mais palatável também ao Senado, que bem sabe o que Moro fez nos verões passados.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO