CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ayrton Centeno avatar

Ayrton Centeno

Jornalista

43 artigos

blog

Três histórias sobre intervenção militar

Nem Sonia, nem Chael, nem Paiva foram acusados de causarem qualquer ferimento ou morte, embora os dois primeiros pertencessem à organizações de combate armado ao regime. Suas prisões foram ilegais. Não tiveram direito a julgamento ou sentença. O que os matou foi a decisão do regime de eliminar aqueles que o confrontavam. O poder sem limites que uma intervenção militar propicia

Três histórias sobre intervenção militar (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Muitas vozes pedem intervenção militar no Brasil. A mais longa intervenção militar da história nacional durou duas décadas e terminou 33 anos atrás. Meio milhão de brasileiros foram investigados, 50 mil presos, 11 mil acusados, 10 mil torturados, 10 mil exilados, 4.862 cassados e 475 assassinados. Na época da sua implantação foi saudada como o remédio para todos os problemas do país. Da intervenção militar vem muitas lembranças. Entre tantas, vale escolher três para esclarecer do que exatamente estamos tratando:

Os seios de Sonia

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Gaúcha de Santiago do Boqueirão, Sonia Maria Moraes Angel Jones, 17 anos, acompanhou o pai, coronel do exército, à marcha que comemorou a queda do governo constitucional e a intervenção militar de 1964. João Luiz Moraes levou a esposa e as filhas adolescentes para festejar aquele esplendoroso 2 de abril no Rio, para onde a família se mudara. Cinco anos depois, Sonia trocara de lado e foi presa numa manifestação de estudantes. Libertada, exilou-se na França. Em 1973, ao saber que seu marido, Stuart Angel Jones, estava desaparecido, voltou ao Brasil. Militava na Ação Libertadora Nacional, a ALN. No mesmo ano, foi morta trocando tiros com a polícia política.

Na verdade, não houvera confronto, Sônia não trocara tiros nem fora morta. Presa, estava sendo chacinada. "Nas dependências do DOI-CODI do I Exército, minha filha foi torturada durante 48 horas, culminando essas torturas com a introdução de um cassetete da Polícia do Exército em seus órgãos genitais, que provocou hemorragia interna", descreveu o coronel Moraes. Estuprada, Sonia sofreu massacre tão feroz que teve os seios arrancados. Seu pai e sua mãe foram detidos. Agredido, o coronel foi ameaçado de ser metralhado e jogado do terceiro andar. Solto, recebeu advertência que estava "falando demais". Certo dia, recebeu um presente inusitado do comandante do DOI-Codi, general Adyr Fiúza de Castro. Era um cassetete. E era um aviso. Com aquele cassetete sua filha fora estuprada e morta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As costelas de Chael

Chael Charles Schreier cursava o 5º ano de Medicina e integrava a direção da UNE. Após o AI-5, caiu na clandestinidade e ingressou na VAR-Palmares. Preso, foi visto pela última vez com o pênis dilacerado e o corpo ensopado do sangue que vertia de vários ferimentos. No entanto, a versão oficial indicava que morrera de "um ataque cardíaco".
Na vida real, Chael fora massacrado por oficiais do Centro de Informações do Exército (CIE) e da 2ª Seção da Companhia da PE, no Rio. Entre seus algozes estava o capitão Airton Guimarães Jorge, hoje mais conhecido como banqueiro do jogo do bicho. Torturado até a morte, Chael recebeu chutes por todo o corpo. O atestado de óbito citou sete costelas quebradas, hemorragia interna, hemorragia puntiforme cerebral e equimoses disseminadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quatro dias após o assassinato, o corpo de Chael foi entregue à família em São Paulo. Veio em caixão lacrado. Mas, para ser enterrado em conformidade com os rituais do judaísmo precisaria ser lavado. Então, acabou sendo aberto mesmo com o cemitério infestado de agentes armados. Sigilosamente, uma junta médica realizou uma nova autópsia, que constatou a tortura. A morte de Chael foi notícia no New York Times. No Brasil, os jornais divulgaram sua prisão quando ele já estava morto.

O fígado de Paiva

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No dia de janeiro de 1971, agentes do Centro de Informações da Aeronáutica, o Cisa, bateram na casa do engenheiro Rubens Paiva no Leblon, zona sul do Rio. Não tinham mandado de prisão mas arrastaram o ex-deputado do PTB. Cassado, Paiva não militava na luta armada. Porém, sua atuação incisiva na CPI que investigara as relações carnais do direitista Instituto Brasileiro de Ação Democrática (Ibad) com a CIA, a agência de inteligência dos EUA, e a nutrição com dólares de campanhas parlamentares no Brasil, nunca fora esquecida. "Pois é, deputado, finalmente vamos nos entender com o senhor", teria avisado um dos seus carrascos logo na chegada.

No quartel da 3ª. Zona Aérea, comandado pelo brigadeiro João Paulo Moreira Burnier, sofreu as primeiras torturas. Logo, o Cisa repassou o preso ao Departamento de Operações e Informações, o DOI do I Exército. Lá, foi torturado pelo agente Antonio Hughes de Carvalho. Era de tal violência e intensidade que outro oficial achou melhor advertir seu superior que, daquela maneira, Paiva morreria. Um médico, Amílcar Lobo, chamado para avaliar a situação, constatou um quadro de hemorragia abdominal através de ruptura do fígado. Não havia muito mais o que fazer, diagnosticou. Seu corpo nunca foi encontrado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 2014, o coronel do exército Paulo Malhães admitiu ter dado sumiço nos restos mortais. Disse primeiramente que os enterrou e, numa segunda versão, desencavou-os e jogou-os num rio. A família nunca pode lhe dar sepultura digna.

Nem Sonia, nem Chael, nem Paiva foram acusados de causarem qualquer ferimento ou morte, embora os dois primeiros pertencessem à organizações de combate armado ao regime. Suas prisões foram ilegais. Não tiveram direito a julgamento ou sentença. O que os matou foi a decisão do regime de eliminar aqueles que o confrontavam. O poder sem limites que uma intervenção militar propicia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO