CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ariovaldo Ramos avatar

Ariovaldo Ramos

Coordenador da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito Presbítero da Comunidade Cristã Reformada em São Paulo, SP

133 artigos

blog

Treze de Maio

As escrituras sagradas dizem que o trabalhador é digno do seu salário, mas isso sempre foi negado aos escravizados, e continuou a ser negado a seus descendentes

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Treze de Maio é a data em que da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel.  

Deveria ser uma data festiva, uma vez que deveria ser a data da  libertação dos escravizados. Entretanto, isso não é verdade, não houve libertação. Entenda-se, por libertação, não só a quebra do vínculo anterior, mas a criação das condições necessárias para emancipação humana. E isso, de fato, não aconteceu.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para começar, não houve, indenização. O que se esperaria, depois de tantos anos de escravização, de fato, de séculos de escravização, é que a ex-escravizados fosse reconhecida, minimamente, o direito de recuperar a dignidade, por meio da recuperação de condição de vida, portanto, de condição econômica suficiente e necessária para  sobrevivência com dignidade.

Ao invés disso, logo veio a lei da vadiagem, que forçava o ex-escravizado a ter uma moradia. Caso não tivesse endereço era tido como vagabundo. O ex-escravizado foi, portanto, submetido ao que veio a ser conhecido como  sub-moradia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não bastasse isso, os pretensos senhores de escravizados, latifundiários e demais, sentindo-se traídos pela realeza, dormiram monarquistas e acordaram republicanos, o que levou a proclamação da República a ser um arremedo de transformação sócio-política, uma vez que a lógica feudalista foi mantida.

A nação, portanto, ficou com uma dívida moral, e econômica, e social para com os ex-escravizados e seus descendentes. Desenvolveu-se no Brasil um não confessado, e mal disfarçado, e cruel preconceito racial não admitido e, portanto, não tratado. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O preconceito continua não tratado, continua não admitido. Mas, a dívida econômica teve o primeiro movimento de resgate através das chamadas cotas, o que reconhece o direito dos descendentes de escravizados. É pouco para indenizar 380 anos de escravização, mas, já é um começo, pois graças a ausência de medidas indenizatórias, por meio de políticas públicas, os descendentes de escravizados foram mantidos na pobreza, e sem acesso aos meios necessários para sua emancipação sócio-econômica.

A maioria da população brasileira é composta por descendentes dos povos que vieram da África, na condição de escravizados. Mas, como se pode, facilmente, constatar, essa maioria não é vista nos postos chaves, seja na atividade pública seja na iniciativa privada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Então, vejo a data de Treze de Maio, como um desafio à sociedade brasileira, para que a justiça seja feita àqueles que, por meio da força, contribuíram para o enriquecimento do Brasil.

As escrituras sagradas dizem que o trabalhador é digno do seu salário, mas isso sempre foi negado aos escravizados, por razões óbvias, porém continuou a ser negado a seus descendentes, após a lei chamada de áurea.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO