CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Tributação de super-ricos é questão de preço

"Com a tramitação iniciada na Câmara, Arthur Lira dará a última palavra sobre a forma final do projeto. E terá o governo mais uma vez na mão", diz Helena Chagas

Arthur Lira (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A disputa em torno do projeto de lei que tributa investimentos offshore e da medida provisória que taxa fundos exclusivos, enviados pelo Ministério da Fazenda ao Congresso, parece ser o primeiro confronto de viés predominantemente ideológico da pauta econômica do governo Lula. Como o próprio presidente da República destacou ao afirmar que atuais deputados e senadores eleitos “não são representantes do povo trabalhador”,  o tema opõe de forma clara um governo de centro-esquerda a um Legislativo de maioria direitista — e a lógica numérica apontaria para um fracasso na tentativa de taxar os super-ricos. 

Mas pode não ser assim. Não há hoje, no Congresso, barreiras ideológicas que não possam ser superadas por investidas fisiológicas. Políticos do entorno do presidente da Câmara, Arthur Lira, apostam na aprovação dos projetos, ainda que atenuados por mudanças como a redução de alíquotas, etc. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foi o próprio Lira, que tem excelentes relações com o mercado financeiro, quem frustrou a primeira tentativa de Fernando Haddad de taxar as offshores, quando o assunto foi incluído na MP que reajustou o salário mínimo e aumentou a faixa de isenção do Imposto de Renda. Embora colocada ali para cobrir a perda na arrecadação do IR, a medida foi chamada de “jabuti” pelo deputado, que sugeriu — determinou? — que fosse reapresentada como projeto de lei.

O governo obedeceu, num arranjo que incluiu a MP dos fundos exclusivos, que entra em vigor de imediato para cobrir a perda no IR.  Não sem muitas desconfianças de que, mesmo em regime de urgência — 45 dias para votar — o projeto venha a ser engavetado por Lira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Hipótese contestada por aliados, segundo os quais o presidente da Câmara não vai querer acabar com o mico na mão — ou seja, a responsabilidade por inviabilizar uma medida que o discurso do governo já identificou como de justiça social ao taxar os ricos para beneficiar os mais pobres.

Segundo eles, Lira vai trabalhar, sim, pela votação da tributação dos fundos exclusivos e offshores. Mas a diferença agora é que terá o controle do processo. Sob a forma de projeto de lei, nomeará o relator e será o dono das negociações em torno do relatório — que, ninguém duvida, vão estar condicionadas aos rumos da reforma ministerial e da distribuição de vantagens do Planalto aos deputados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com a tramitação iniciada na Câmara, Arthur Lira dará a última palavra sobre a forma final do projeto.  E terá o governo mais uma vez na mão. É simples assim: a taxação dos super-ricos é uma questão de preço.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO