Triste epílogo de uma campanha cheia de enganações

O véu de uma imprensa manipulada pelas classes dominantes tem sido a arma fundamental de Aécio. Lamentavelmente é difícil mudar esse quadro

O véu de uma imprensa manipulada pelas classes dominantes tem sido a arma fundamental de Aécio. Lamentavelmente é difícil mudar esse quadro
O véu de uma imprensa manipulada pelas classes dominantes tem sido a arma fundamental de Aécio. Lamentavelmente é difícil mudar esse quadro (Foto: Walmir Damasceno)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Estamos presenciando uma situação realmente estarrecedora. A omissão de muitos poderá representar um retrocesso terrível para a população mais pobre brasileira, o cenário é sombrio, mas principalmente se levarmos em conta que a mídia alardeia uma vantagem fictícia para Aécio Neves. Parece que, as comunidades de terreiro que finalmente começaram a se manifestar nos últimos anos e a serem ouvidas, ainda não perceberam o que está por vir, numa eventual vitória Tucana.

Sonhos de igualdade serão pulverizados na política conhecida e falaciosa da meritocracia que não tem nenhum mérito, a exploração e a manutenção de dezenas de milhares de brasileiros na difícil posição de servidores e mantenedores das elites. O momento de levantar vozes é agora. O momento de demonstrar indignação é agora. Mas um silêncio profundo parece se abater sobre todos. Por acaso estamos silenciando os tambores que chamam os ancestrais?

Agora vejamos objetivamente quem será o transmissor dessa pestilência, Aécio Neves, um político que cresceu a sombra do avô Tancredo Neves, que em Minas Gerais, enquanto Governador provou ser avesso a um compromisso pleno com seu povo. Manteve a conduta de oportunismo e de burguês, administrando com a preciosa ajuda de Anastasia que sempre foi o cérebro por trás da máquina administrativa. Mas, nem por isso, satisfez o mínimo necessário para uma boa administração. Deixou o Estado mais endividado que nunca, com uma carga tributária maior e com um quadro lamentável de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas Estadual. Mesmo contando com vários comparsas entre os Ministros daquele órgão.

Agora parece que o foco principal da classe abastada brasileira é o combate a corrupção, corrupção que ajudou a construir e que somente com a independência garantida por instituições sólidas que foram garantidas pelas administrações de Lula e Dilma estão vindo a tona em setores nunca vistos. Que diríamos se soubéssemos de fato detalhes sobre a administração da Petrobrás em governos anteriores ao de Lula?

O véu de uma imprensa manipulada pelas classes dominantes tem sido a arma fundamental de Aécio. Lamentavelmente é difícil mudar esse quadro, porque forma uma opinião crítica o suficiente para desfazer essa névoa, depende de exercício crítico ou de convívio com as necessidades de um país desigual. Desta forma, a classe média alta e média, são os principais articuladores do crescimento de Aécio, uns que seguem a desinformação gerada pela imprensa manipulada, outros que seguem seus instintos e interesses, mesmo em detrimento da grande maioria da população.

Nós, povos de tradição afro-brasileira, deveríamos saber que se a luta se apresenta, devemos lutar e lutar agora significa valorizar o que vem sendo feito, ainda que possa ser aperfeiçoado, porque simplesmente, nunca foi feito tanto e para tantos em especial pela população negra, antes do governo do PT.

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247