CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eric Nepomuceno avatar

Eric Nepomuceno

Eric Nepomuceno é jornalista e escritor

416 artigos

blog

Trump e o sonho de Bolsonaro

"O que fez Donald Trump, mentiroso compulsivo e desequilibrado, servirá de fonte de inspiração para outro psicopata que mente compulsivamente, Jair Messias", escreve Eric Nepomuceno, do Jornalistas pela Democracia. Ele ainda alerta que aqui, as Forças Armadas não seguiriam o exemplo de lá e poderiam entrar no jogo

(Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Eric Nepomuceno, do Jornalistas pela Democracia

O que se viu em Washington nesta primeira quarta-feira de 2021 foi absolutamente inédito: o Congresso dos Estados Unidos invadido por uma horda de seguidores fanáticos de Donald Trump para impedir que fosse confirmada a vitória de Joe Binden.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma violência insólita na capital do país que já contribuiu de maneira decisiva para que ocorresse algo idêntico em outras nações, ou seja, derrubar um presidente eleito e fechar o Congresso. Duas horas antes da sessão que confirmaria o resultado das eleições, Donald Trump foi até a multidão que já estava reunida na frente do Congresso e incitou uma vez mais o que aconteceria pouco depois. Depois de todas as cenas absurdas, ele voltou a falar aos manifestantes, desta vez pedindo que fossem para casa.

Não fez isso numa cadeia nacional de televisão, como seria lógico. Preferiu as tais redes sociais. E em nenhum instante deixou de ser Trump: repetiu que a eleição dele foi roubada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Resumindo: uma tentativa clara de golpe de Estado. Só que lá não acontece como cá e em outros rincões da América Latina e de um sem-fim de países do mundo: as Forças Armadas não entraram no barco. Agora, tudo são grandes incógnitas: uma onda de dúvidas varreu o cenário e não vai sumir rapidamente.  Por exemplo: todo mundo sabia que Trump incitava o que aconteceu. Como explicar então a gritante falha de uma ação preventiva de segurança? Cadê o esquema repressivo para impedir manifestações contra o racismo assassino ignorado, quando não incentivado, por Trump?

Uma polarização que não vai sumir no horizonte durante um longo tempo se tornou a ameaça não só para o presidente eleito e seu governo, mas para a própria institucionalização da democracia interna tão louvada nos Estados Unidos. Como será governar um país que nunca esteve tão dividido? Um país literalmente fraturado?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que vai acontecer com Trump, aliás, é outra incógnita. Será punido por ter claramente incitado a violenta invasão do Congresso? Ou sai fortalecido por essa parcela mais que significativa de fanáticos seguidores manipulados e, por sua vez, manipuladores? Mais dúvidas: Binden conseguirá assumir a presidência conquistada nas urnas no dia 20? Haverá a tradicional cerimônia de posse? As falhas na segurança preventiva acontecerão de novo?

Um ponto, em todo caso, não deixa dúvida alguma: o que fez Donald Trump, mentiroso compulsivo e desequilibrado, servirá de fonte de inspiração para outro psicopata que mente compulsivamente, Jair Messias. Esse o grande risco para o Brasil: que o Aprendiz de Genocida continue vendo Trump como exemplo e modelo, e resolva imitar aqui o dia de hoje quando chegar a sua vez. Entre as diferenças fundamentais entre Brasil e Estados Unidos, ninguém em sã consciência apostaria que as Forças Armadas daqui seguirão o exemplo e o modelo das Forças Armadas de lá. E esse é outro perigo tenebroso no nosso horizonte.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO