CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cynara Menezes avatar

Cynara Menezes

Baiana de Ipiaú, formou-se em jornalismo pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e já percorreu as redações de vários veículos de imprensa, como Jornal da Bahia, Jornal de Brasília, Folha de S.Paulo, Estadão, revistas IstoÉ/Senhor, Veja, Vip, Carta Capital e Caros Amigos. Editora do site Socialista Morena. Autora dos livros Zen Socialismo, O Que É Ser Arquiteto e O Que É Ser Geógrafo

87 artigos

blog

Ufa, ainda tem ministros no STF com coragem de desafiar os saudosistas da ditadura

"Os seis ministros do Supremo Tribunal Federal que não se vergaram às ameaças de militares e civis saudosistas da ditadura merecem receber parabéns pelo voto e são dignos de nosso respeito", escreve a jornalista Cynara Menezes. "Gilmar se mostrou um legítimo juiz garantista e um ministro valente, que não se curvou às chantagens e ameaças veladas dos defensores de torturador"

(Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF (07/11/2019))
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Cynara Menezes, no Socialista Morena e para o Jornalistas pela Democracia

Foi apertado: 6 votos a 5 contra a manutenção da prisão em segunda instância, que beneficiou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas o resultado da votação desta quinta-feira trouxe uma lufada de esperança de que nossa combalida democracia ainda tem fôlego para se reerguer e perseverar. Um verdadeiro alívio em um momento em que o filho do presidente da República fala em “novo AI-5” e não é contestado pelo general de pijamas à frente do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os seis ministros do Supremo Tribunal Federal que não se vergaram às ameaças de militares e civis saudosistas da ditadura merecem receber parabéns pelo voto e são dignos de nosso respeito, a começar por Gilmar Mendes e Rosa Weber. Os cinco ministros que votaram em favor da prisão antes do trânsito em julgado, deixando à mostra sua pusilanimidade e sugerindo interesses ocultos, se juntam aos magistrados que, ao longo da história, demonstraram inclinação autoritária e o pouco apreço ao devido processo legal, uma contradição em termos.

Gilmar se mostrou um legítimo juiz garantista e um ministro valente, que não se curvou às chantagens e ameaças veladas dos defensores de torturador. Um verdadeiro fodão do bairro Peixoto, como diria o saudoso Casseta & Planeta

Com todas as restrições que a esquerda sempre fez a Gilmar, ele se mostrou um legítimo juiz garantista e um ministro valente, que não só batalhou pelo resultado obtido ontem como claramente conduziu o presidente do Supremo, Dias Tóffoli, a acompanhar o voto do relator, Marco Aurélio Mello. As suspeitas de chantagens por parte da Lava-Jato, as ameaças veladas dos defensores de torturador, nada disso foi suficiente para intimidar Gilmar. Um verdadeiro fodão do bairro Peixoto, como diria o saudoso Casseta & Planeta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Rosa Weber não fica atrás. De todos os ministros do Supremo, ela, ainda por cima mulher, era o “voto de Minerva” mais pressionado, desde o pedido de habeas corpus de Lula, em abril do ano passado, quando fraquejou e votou contra o ex-presidente e contra seu próprio entendimento, favorável à prisão após esgotados todos os recursos. Desta feita, mesmo tendo sido chefe do atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e com os militares no seu encalço, Rosa não cedeu e manteve sua visão original pela prisão apenas após o trânsito em julgado, esgotados todos os recursos, como reza a Constituição.

O decano, Celso de Mello, que pode inclusive anular o processo contra Lula no julgamento sobre a suspeição de Moro, nas próximas semanas, deixou clara sua desaprovação aos excessos da Lava-Jato, ao declarar que estava votando contra a prisão em segunda instância “contra o abuso de poder eventualmente perpetrado por agentes estatais”. Ricardo Lewandowski salientou a necessidade de se ater ao que diz a Constituição, que “não é mera folha de papel, que possa ser rasgada quando contraria forças políticas do momento”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Aos demais cinco ministros (Fux, Carmem Lúcia, Barroso, Alexandre de Moraes e Fachin), todo o meu desprezo. Me lembram aqueles ministros militares da foto célebre de Dilma, cobrindo o rosto de vergonha pelo papel sujo que desempenharam

Marco Aurélio, o relator, atuou como o maestro de tudo isso. Foi sob a batuta dele que a decisão final nasceu, por sua irredutibilidade em favor da presunção da inocência, sob um argumento imbatível: “É impossível devolver a liberdade perdida ao cidadão”. Quem devolverá os quase 600 dias que Lula passou na prisão, sem provas de que é criminoso, e após dois julgamentos contaminados por interesses políticos dos que chegaram ao poder com sua condenação?


CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aos demais cinco ministros (Fux, Carmem Lúcia, Barroso, Alexandre de Moraes e Fachin), todo o meu desprezo. Me lembram aqueles ministros militares da foto célebre de Dilma, cobrindo o rosto de vergonha pelo papel sujo que desempenharam na ditadura. Passarão à História não como guardiões da Constituição, mas como sabujos dos que adorariam rasgá-la.


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO