CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Celso Raeder avatar

Celso Raeder

Jornalista e publicitário, trabalhou no Última Hora e Jornal do Brasil, é sócio-diretor da WCriativa Marketing e Comunicação

96 artigos

blog

Um corpo à espera do assassino

Na semana passada, sem direito a qualquer homenagem, a morte do estudante secundarista Edson Luiz, assassinado durante uma manifestação de protesto no Restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro, completou 50 anos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Na semana passada, sem direito a qualquer homenagem, a morte do estudante secundarista Edson Luiz, assassinado durante uma manifestação de protesto no Restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro, completou 50 anos. A revolta estudantil, estopim para a instauração do AI-5 pelos ditadores militares, é um marco na História de luta e resistência de uma geração que não se curvou à ditadura e ao autoritarismo. Pois quis o destino, meio século depois, reproduzir os mesmos elementos de tensão social que gerarão um novo mártir no Brasil, até o fim deste dia seis de abril. Não sabemos ainda o seu nome, sexo, idade ou profissão, mas o cenário preparado para o confronto inevitável entre as forças populares que defendem o ex-presidente Lula, da prisão ilegal patrocinada por um conjunto de atores e instituições que rasgaram a Constituição Brasileira, está todo montado.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, já colocou a sua guarda pretoriana à disposição para retirar Lula da sede do Sindicato dos Metalúrgicos, mesmo que tenha de abrir caminho a bala, assim como foi ordenado ao aspirante Aloísio Raposo, que disparou a queima roupa no peito do jovem estudante secundarista, em 1968. A diferença entre as duas situações é que, agora, enxergamos com clareza todas as mãos que se juntam para puxar esse gatilho.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na morte provável de hoje estão as digitais do juiz Sérgio Moro, da ministra Cármem Lúcia, do passa-fome Deltan Dellagnol, dos Marinhos, Civitas e Frias, entre outros personagens periféricos que contribuíram para o caos político criado exclusivamente por interesses econômicos, e de domínio do poder fora das vias democráticas.

Imagino o drama de consciência que Lula está enfrentando nesse momento. Se não se entregar, conforme deseja seu algoz, o ex-presidente sabe que tudo pode acontecer contra o povo que o protege nesse momento. Mas, se serve de estímulo para resistir, eu digo ao maior líder vivo da História desse país: RESISTA! O mundo não existe para as pessoas chegarem aqui só para comer, defecar e morrer. Essa é uma percepção toda própria dessa gente mesquinha da direita, que não cabe dentro do peito progressista daqueles que querem transformar as relações humanas na Terra.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Acabamos de completar 50 anos da morte de Edson Luiz, sem missa ou homenagens à memória de um jovem brutalmente assassinado pela ditadura militar. Mas quis o destino dar a oportunidade de nos redimir. Hoje, Edson Luiz está mais vivo do que nunca!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO