CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Del Castro avatar

Pedro Del Castro

Assessor da Liderança do PT no Senado

12 artigos

blog

Um momento interessante da Classe Trabalhadora no DF. (O verão de Janeiro em luta e o acordar para a primavera)

A primavera vai acontecer, no momento em que a classe trabalhadora em suas datas bases, ou outras categorias em solidariedade descobrirem a necessidade de se organizar

A primavera vai acontecer, no momento em que a classe trabalhadora em suas datas bases, ou outras categorias em solidariedade descobrirem a necessidade de se organizar (Foto: Pedro Del Castro)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Poderia começar esse artigo com outros tipos de adjetivações, mas preferir escolher a palavra "interessante", pois nela se aglutina eixos de algo importante, de merecedor de atenção, de algo que não é entediante e, nem, monótono. De algo cativante que inspira simpatia, ou seja, merecedor de atenção, algo que intriga. 

Acontece, que desde a reunião ocorrida na primeira semana do verão de Janeiro, no Auditório Adelino Cassis, situado na sede da Central Única do Trabalhadores de Brasília, cujo o intuito era debater conjuntura, encaminhamentos e enfrentamentos para as campanhas salariais do primeiro trimestre, parece que o conteúdo da panela ferveu e a tampa explodiu.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dois dias depois, veio um ato unificado, antes já havia um acampamento na frente do Palácio do Buriti dos trabalhadores da Educação e Saúde que estavam a exigir seus pagamentos atrasados. No final de semana, a CUT produz um informativo e vai as feiras e praças de varias cidades para alertar a população dos problemas que vivem aquelas categorias. O resultado foi surpreendente no ponto da população em  solidariedade aos trabalhadores. 

Em prosseguimento a CUT realiza um ato unificado dos Bancários, Vigilantes e Ecetistas (trabalhadores do correio) e, logo após, vão até a Praça do Relógio em Taguatinga para fazer uma espécie de esclarecimento a população sobre a situação dos servidores da educação, saúde e tercerizados.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sem avanços nas conversas com o Governo do Distrito Federal, mais ações acontecem, só que agora no Gama, Ceilândia e Planaltina, isso se somando a resistência no Acampamento da Classe Trabalhadora e a greve dos trabalhadores da limpeza urbana. 

Artistas se solidarizam com a luta, o Sindicato dos Servidores do DETRAN entra com um mandado de segurança para que o GDF garanta o recebimento de férias, os trabalhadores do asseio e conservação do Sindserviço definem greve geral e no decorrer dos dias que seguem, fazem vários atos e manifestações. Rodoviários e trabalhadores do campo se somam em solidariedade aos servidores da educação e também fazem ato político. Já os rodoviários começam a fazer paralisações e os vigilantes decretam greve geral, logo após isso, os trabalhadores da limpeza urbana param as suas atividades. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E assim, ainda no verão de Janeiro, tão regado pelo calor, sol fervente e muita luta, chega a esperada primavera. Não a primavera como uma das quatro estações do ano, mas como o período mais bonito, o período das flores, nesse caso, as flores da bonita vitória. 

Já bastaria como resultado as vitórias dos trabalhadores tercerizados no asseio e conservação, a dos vigilantes e a degenerada planilha do GDF de recebimento dos atrasados para os trabalhadores da educação e saúde,  mas isso, por sí só, não justifica a adjetivação de primavera.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A primavera vai acontecer, no momento em que a classe trabalhadora em suas datas bases, ou outras categorias em solidariedade descobrem a necessidade de se organizar e, em luta, para além de afetar as forças produtivas com suas manifestações e paralizações, descobrem o que é a solidariedade de classe e a importância de envolver a sociedade nesse processo. 

A primavera, é uma direção política que não participou do processo de redemocratização e de retomada dos sindicatos dos interventores, que só conhece por documentários e livros de formação a luta da tão nova classe operaria no Brasil e que viu as grandes lutas contra o FMI e o Neoliberalismo sendo feitas pelos seus pais, tios e tias, mas, que hoje, numa conjuntura sem tantas adversidades como as outras, é capaz de dar continuidade a um processo histórico iniciado desde quando os trabalhadores descobriram que são capazes de criar o seu próprio destino. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO