Um perigo chamado Mourão

Apoio a baderneiros mobilizados mostra o que Mourão pretende, e não é pouco: substituir Bolsonaro como cabeça da extrema-direita

Hamilton Mourão
Hamilton Mourão (Foto: REUTERS/Adriano Machado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 na comunidade 247 no WhatsApp e siga o canal do Brasil 247 no WhatsApp.

Por Eric Nepomuceno, para o 247

Sempre entendi, desde o primeiro dia de 2019, quando o novo governo assumiu, que o verdadeiro perigo não era Jair Messias, e sim Hamilton Mourão.

Quando os pedidos de impeachment começaram a se acumular na Câmara de Deputados, ainda no tempo de Rodrigo Maia presidir a Casa, confesso que tive dois temores. Primeiro, que se levado a plenário os pedidos não fossem aprovados, Jair Messias sairia fortalecido. O segundo: se aprovados, Hamilton Mourão assumiria a presidência deste pobre país.

continua após o anúncio

Por que mais perigoso que Jair Messias, se é que isso é possível? Por várias razões.

Jair Messias é um primata desequilibrado, de uma ignorância olímpica, dono de uma inteligência comparável ao meu saldo bancário, que na maior parte do tempo é negativo. Não tem sequer vestígio de ideologia. 

continua após o anúncio

Sempre disse e redigo que é um tremendo erro chamar Jair Messias de nazista ou fascista. Para ser um ou outro é preciso ter formação e informação, e ele carece dos dois.

É um semi-analfabeto, e tudo que tem a seu favor é uma esperteza desmesurada, que o impulsiona quando quer agir. E ainda assim, esa esperteza sem fim muitas vezes dá com os burros n’água.

continua após o anúncio

Hamilton Mourão, por sua vez, tem inteligência, é informado, tem coerência, sabe quando agir e quando se eclipsar. É lúcido. Não é um conservador: é um reacionário, de um reacionarismo bestial.

Conseguiu uma façanha que, para muitos, era impensável: se elegeu Senador pelo Rio Grande do Sul. Como clara mostra de até que ponto este país se imbecilizou, derrotou Olívio Dutra.

continua após o anúncio

Ficou quieto no seu canto enquanto Jair Messias se enjaulou no Palácio da Alvorada, corroído pela derrota diante de Lula.

Até que, dia desses, falou. O que ele disse não me surpreendeu nem um pouco. Seu apoio aos baderneiros mobilizados e financiados por empresários de transporte e do agronegócio mostra o que ele pretende, e não é pouco: substituir Jair Messias como cabeça da extrema-direita daqui para a frente. E tem todas as características para dar certo em seu projeto.

continua após o anúncio

Convém prestar toda a atenção na sua figura de hoje em diante. Ele é uma grande ameaça para este país.

País, aliás, que cada vez mais assiste a cenas extravagantes.

continua após o anúncio

Dois exemplos: a excelentíssima senhora doutora juíza Mônica Ribeiro Teixeira negou um processo de Chico Buarque contra Eduardo Bolsonaro, o Dudu Bananinha, por ter usado numa e juizpropaganda eleitoral trechos de sua música “Roda Viva”.

O que disse a tal juíza? Que Chico não provou ser o verdadeiro autor da canção.

continua após o anúncio

Isso mostra algo apavorante: o nível de juízes e juízas que pululam pela Justiça deste país. E não estou nem falando de calhordas do calibre de Sérgio Moro. Estou falando de uma juizeca que é capaz de tudo para proteger a família do Genocida.

E por falar em Genocida, não é que ele entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra Lula e Gleise Hofman, argumentando ter tido sua honra “maculada”? Isso porque na campanha eleitoral ele foi chamado justamente de Genocida, e por ter tido seu nome vinculado às milícias.

Se eu fosse integrante do STF, recusaria de saída a ação. E isso baseado num preceito básico: para ter a honra maculada, é preciso em primeiro lugar ter honra. E, em segundo lugar, porque Jair Messias teve, sim, uma atitude genocida durante a pandemia. E seus vínculos com a milícia incluem a filharada. Sobram provas.

 Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247