CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Toninho Kalunga avatar

Toninho Kalunga

Ex-vereador do PT em Cotia. Foi coordenador Estadual de Formação Política do Diretório Estadual do PT/SP. Cristão católico ligado aos Orionitas no Santuário São Luís Orione

85 artigos

blog

Uma carta para Dom Orani

"Sua covardia é fruto de seu narcisismo que lamentavelmente com o cardinalato, deveria ter sumido, fez aumentar"

(Foto: Alan Santos / PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Acordo dia 05 de abril, e vejo atônito imagens de uma comitiva presidencial sendo recepcionada pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, aos pés do Cristo Redentor. Um dos maiores símbolos brasileiros e um local onde a Igreja Católica tem como santuário, já que no local está uma Igreja, vivi um dos dias mais tristes de minha vida, daqueles dias que muito me doeu ser católico. Este é um dia triste e frio, sem luz e sem destino a seguir. Dom Orani Tempesta envergonha minha fé, minha crença e minha esperança em ver uma Igreja que seja a favor da Vida. Dom Orani faz dessa quaresma um tempo de profunda aflição e desesperança.

Penso que enquanto autoridade constituída, Jair Bolsonaro pode e até deve ser recebido por autoridades Religiosas, bem como todas os outras autoridades. Mas me digam, alguém viu outro presidente sendo recebido por Dom Orani nas mesmas condições e forma como recebeu Bolsonaro? Alguém viu Dom Orani recebendo a Presidenta Dilma com missa particular? Alguém viu Lula ou Fernando Henrique sendo recebido com estas pompas? Não. Ninguém nunca viu porque isso jamais aconteceu! Esse é um método Fascista de misturar a religião com a política. Isso é triste e dá asco, pois neste caso em particular, todos sabem que Bolsonaro abdicou do batismo católico e foi se batizar pelas mãos de um pastor sabidamente corrupto em águas do Rio Jordão num ritual bem a propósito dos hipócritas que tocam trombetas para serem vistos! É isso que o cardeal Tempesta recepciona e não pode alegar ignorância, pois é público a predileção do coisa ruim por gente terrivelmente evangélica…

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Então, em meu silêncio, penso e reflito e o que tenho de resposta é um imenso, profundo vazio. Como é que o Papa Francisco escolheu uma pessoa assim para ser Cardeal? Como é que uma pessoa que tem a responsabilidade que esse homem tem perante uma parcela tão grande da religiosidade do povo brasileiro se junta a milicianos e dá a eles a estatura de ofertar uma Missa em Particular?

Que tristeza!! Essa igreja servil, covarde e subserviente aos poderosos, numa ponta e tendo na outra o desafio de convidar as pessoas à reflexão sobre solidariedade diante das mais de 660 mil mortes, das quais grande parte, mais de 200 mil poderiam ter sobrevivido se não fosse o atraso proposital das vacinas!!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Que Igreja é essa que vendo seu próprio povo sendo afundado em lama, cujas vidas  de algumas poderiam ter sido poupadas, se houvesse investimento nas áreas de morro, ou próximos à leitos de rios, vidas perdidas pela falta de investimentos previstos em orçamento, porém não executados, cuja responsabilidade do presidente da república  - recepcionado pelo senhor Dom Orani, em seu terno preto alinhado, aos pés do Cristo - é absoluta, pois abriu mão de governar e deixou o dinheiro público nas mãos de trezentos picaretas, que distribuem à esmo sem planejamento, sem prioridades, tendo como garantia a devolução em forma de compra de votos dos mais pobres para se perpetuar nessa degeneração!

Dom Orani o senhor assinou um documento em 2018, se comprometendo de forma direta a apoiar Jair Bolsonaro em razão da “defesa da vida”, passados quatro anos, o que se viu foi o incentivo ao uso de armas, cujas consequências o senhor sabe que serão mais mortes, fome, destruição e miséria, como se fosse um recado ao farisaísmo. O Rio de Janeiro vem passando por uma sucessão de catástrofes e o senhor não apenas se exime de qualquer crítica ao mandatário, como faz esse gesto de apoio mais uma vez! Que dor!! Que dor!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pelo amor de Deus deixe de ser cego e olhe para o sofrimento de seu povo, homem! Abra mão do aconchego dos palácios e vá até onde esse povo precisa de sua presença! Não é atoa que o Rio de Janeiro perdeu a muito tempo a maioria católica! Como espera que os pobres lhe sigam se eles não conhecem sua voz!! Que pastor é esse?

Dom Orani, sei que minha fé, de nada vale para o senhor. Sei que minha reclamação é apenas a reclamação de mais um católico chato que ousa dirigir a palavra a um príncipe católico. Sabedor que sou de que isso nada importa, então, dirijo neste momento minha oração à Deus e peço a ele que lhe mostre o tamanho do erro, que de novo, o senhor insiste em cometer. Deus lhe falou através da dor do povo, mas o senhor não quis escutar. Sua covardia é fruto de seu narcisismo que lamentavelmente com o cardinalato, deveria ter sumido, fez aumentar e é este ego inflado que lhe é tão característico que faz cartas e sentimentos como este precisarem ser ditos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Talvez o motivo de Deus permitir que o senhor chegasse onde chegou foi uma tentativa de lhe salvar dessa armadilha que a elite propicia aos fracos. Saiba o senhor que esse clamor que brota das vidas ceifadas através do apoio que o senhor oferece às milícias, que virá a resposta a ti. Não demora e o senhor estará também abençoando armas que matam negros e pobres. O senhor abandonou sua Igreja para se aliar a Cézar e a Poncio Pilatos, este governador mesquinho e apequenado que vive lhe puxando saco. Eu tenho vergonha, mas também tenho pena do senhor.

A dor deste povo que sofre e clama e o lamento destas tantas pessoas ecoa e sempre chega aos ouvidos de Deus. Sabemos o que virá e isso é fruto de tuas omissões e eu tenho pena. Mas tenho mais pena ainda do povo que sofre sem pastor. Logo o senhor que tanto lhe foi dado e por sua preguiça e má vontade, nada fez com estes talentos. Que assuma então, aquilo que vem do Senhor, que tudo perdoa e tudo aceita, menos que não lhe devolvam aquilo que Ele deu para ser cuidado. E o senhor não apenas abandonou, como também ajudou a massacrar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O senhor precisa saber que com seus gestos, continua a massacrar e magoar a fé de tantos e tantas pessoas. Não se trata de ideologia política Dom Orani. Trata-se de coerência com a fé que alimenta a alma, que é solidária com o corpo dos que sofrem, que está atenta às dores e lamentos do povo. Veja onde este homem que governa este país agiu para que tudo isso fosse minorado e quem sabe vai descobrir o tamanho da dor que o senhor causa ao povo brasileiro ao ajudá-lo a fingir que é cristão. Ele não é! E o senhor, precisa se converter e crer no Evangelho. É tempo de quaresma. O senhor sabe. E o Senhor também!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO