Uma família da pesada
"Os Borgias são originários da Espanha, onde assinavam 'Borja'", diz a colunista Denise Assis; "Ao se transferirem para a Itália adotaram a grafia Bórgia, do nome. São lembrados por seu governo corrupto e o nome se tornou sinônimo de traição e envenenadores; passando para a história como uma família cruel e desejosa de poder. E por que eu me lembrei desta família? Não sei..."
Hoje me peguei relembrando esta história:
Os Borgias são originários da Espanha, onde assinavam “Borja”. Ao se transferirem para a Itália adotaram a grafia Bórgia, do nome. Na era renascentista foi uma das famílias mais poderosas e, desde que se estabeleceu em Roma, fez da Igreja a fonte de poder do clã.
Na Itália eles acumularam fama, fortuna e dezenas de escândalos. Os Bórgias têm uma história sombria, marcada por subornos, nepotismo, sexo, assassinatos e outros pecados. Elegeu três papas.
Atualmente, são lembrados por seu governo corrupto e o nome se tornou sinônimo de traição e envenenadores; passando para a história como uma família cruel e desejosa de poder.
E por que eu me lembrei desta família? Não sei...
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

