CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Breno Altman avatar

Breno Altman

Breno Altman é diretor do site Opera Mundi e da revista Samuel

123 artigos

blog

Uma opinião sobre tática e estratégia

"A história é farta de casos nos quais, quando a necessária flexibilidade tática não está acompanhada por rigor estratégico, os partidos populares acabam por se transformar em apêndice de alguma fração das classes dominantes", avalia o jornalista Breno Altman

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Vamos nos colocar de acordo sobre a terminologia, antes de mais nada.

Tática diz respeito à orientação política em determinada conjuntura, com objetivos circunscritos aquele momento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Estratégia remete ao longo prazo, a um objetivo estruturante, cujo centro é sempre a questão do poder político, que somente pode ser alcançado através de sucessivos movimentos táticos, nas mais variadas conjunturas, que permitam às forças populares construirem hegemonia sobre o Estado e a sociedade.

Quando a esquerda tem apenas estratégia e é incapaz de compreender realidades concretas, formulando as táticas correspondentes, normalmente tende a substituir o acionar político, a construção de força real, por um vago discurso acerca de ideais revolucionários, descolado do povo por incapaz de apresentar caminhos que possam ser viáveis e compreendidos pelas massas como a solução de seus problemas reais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas quando a tática não está inserida e centralizada por um estratégia de poder, até quando dá certo pode dar tudo errado.

Um exemplo? A conquista do governo nacional, com um programa que enfrente a miséria, mas não é acompanhado por um esforço concentrado de politização e organização - cuja necessidade não provém de demandas da realidade, mas de um imperativo da estratégia -, pode levar à ascensão social de milhões e jogá-los diretamente ao domínio de valores e concepções que correspondem à reprodução da ordem capitalista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O objetivo tático, nesse caso, é alcançado, mas provoca regressão estratégica e sua valia na acumulação de forças é nula, ou até negativa.

O caso histórico mais notório de sucesso tático e fracasso estratégico, na esquerda brasileira, é o velho PCB durante a luta contra a ditadura.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os comunistas tinham razão na política de frente democrática - isso é, da união de todas as forças que estavam contra o regime militar -, mas ao concebe-la sem ter como princípio reitor a hegemonia e a independência da classe trabalhadora, com seu próprio programa, a vitória dessa tática reforçou o ocaso do próprio partido, por colocá-lo em um papel subalterno à oposição liberal-burguesa e desidratar completamente sua identidade de classe.

Esse descolamento da tática em relação à estratégia tem sido, nos últimos anos, o desvio mais nefasto às forças progressistas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A história é farta de casos nos quais, quando a necessária flexibilidade tática não está acompanhada por rigor estratégico, os partidos populares acabam por se transformar em apêndice de alguma fração das classes dominantes, satisfazendo-se com pequenos avanços e abdicando de sua missão histórica.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO