CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Jacy Afonso avatar

Jacy Afonso

Presidente do PT-DF

62 artigos

blog

Vicentinho: líder classista e agregador

Avaliamos que, nesse tempo em que ressurge com forte apelo a apartação social, a escolha de Vicentinho para a liderança do PT se configura em um marco histórico

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

10 de fevereiro de 1980: nasce o PT

Lula, uma liderança atuante e de destaque na defesa dos trabalhadores, então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, liderou a greve de trabalhadores em plena égide da ditadura militar, marcando definitivamente o ressurgimento do movimento sindical classista no Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vicentinho, nessa ocasião, participou da comissão de mobilização dos metalúrgicos. Como consequência desse movimento paredista, Lula e toda a diretoria do Sindicato foram cassados pelo ministério do Trabalho comandado então pela ditadura militar.

Essa greve histórica e outros movimentos paredistas anteriores organizados a partir de um trabalho no chão de fábrica, deram a Lula a percepção dos limites da ação sindical e a necessidade de organizar uma ampliação da mobilização social e, juntamente com muitos companheiros sindicalistas, em 10 de fevereiro de 1980, funda o Partido dos Trabalhadores. Portanto, há 34 anos temos no Brasil um partido político nascido a partir dos trabalhadores, para a defesa dos interesses dos trabalhadores e de toda a sociedade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vicentinho: trajetória de lutas

Trabalhador rural e minerador, Vicentinho saiu de Acari/RN, para trabalhar, assim como Lula, na indústria metalúrgica em São Paulo, onde logo começou a se destacar como liderança dos trabalhadores. Sua trajetória em defesa dos direitos dos trabalhadores o levou à Câmara Federal, onde exerce seu terceiro mandato, assumindo a liderança do PT na legislatura de 2014.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 1981, Jair Meneguelli é eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, tendo Vicentinho como vice-presidente. Em seguida, Meneguelli participa da fundação da CUT e a preside. Vicentinho torna-se presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Entre 1994 e 2000, continuando sua combativa atuação sindical, assumiu a presidência da CUT. Logo no início de seu mandato realizou uma marcha de São Paulo a Aparecida para chamar a atenção e para a discriminação racial. Com isso trouxe o movimento sindical para assumir definitivamente a bandeira empunhada pelo movimento negro brasileiro. Na gestão da CUT Vicentinho liderou a resistência ao neoliberalismo, que teve seu ápice no Governo FHC, quando impôs a sociedade brasileira a privatização das maiores e mais rentáveis empresas públicas do país. Outra importante ação de Vicentinho foi, em 1997, fundar o Instituto Sindical Interamericano Pela Igualdade Racial no Trabalho do qual foi presidente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A atuação de Vicentinho como um porta-voz da sociedade é demonstrada pelos projetos apresentados e aprovados na Câmara. Destacamos o PL 3452/12 que regulamentou o reconhecimento e a demarcação das terras ocupadas por remanescentes de comunidades quilombolas – descendentes de indivíduos que resistiram ao regime de escravidão. Os primeiros documentos de posse dessas terras foram entregues em 2009, pelo presidente Lula em cerimônia oficial e emocionante no Palácio do Planalto. A batalha contra o PL 4330, da terceirização é outra demonstração do compromisso deste deputado federal que cumpre com louvor a missão de defender os trabalhadores, reconhecendo-os como os mais importantes produtores das riquezas do nosso país. Luta pelo desenvolvimento sustentável, com ênfase na defesa do meio-ambiente e da cultura e contra todos os tipos de discriminação, alertando que essas questões representam a garantia de nossa sobrevivência, nossa identidade e nossa unidade enquanto sociedade brasileira.

Como reconhecimento pelo trabalho no Congresso Nacional Vicentinho foi eleito como um dos dez melhores parlamentares do Brasil entre os 513 que compõem a Câmara Federal. O petista ocupou a oitava posição no Prêmio Congresso em Foco 2012. Em uma votação setorizada, em que o deputado é avaliado em áreas de maior atuação, Vicentinho ficou em sexto lugar entre os que trabalham em defesa da Previdência Social e dos servidores públicos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

PT: precursor de novos tempos

Avaliamos que, nesse tempo em que ressurge com forte apelo a apartação social, manifestada especialmente pela perseguição e agressão aos homossexuais, e pela repressão violenta aos rolezinhos, a escolha de Vicentinho, primeiro negro a presidir o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a CUT, e agora o primeiro negro na liderança do PT, se configura em um marco histórico. O partido de massas, fundado e liderado por Lula e por muitos outros sindicalistas compromissados com o resgate dos excluídos social e economicamente, o que tem sido efetivamente realizado nesses mais de dez de anos de mandato democrático e popular, novamente é precursor de novos tempos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Testemunhando esse momento histórico, Graça Costa, Secretária de Relações do Trabalho, e Jacy Afonso de Melo, Secretário de Organização, ambos da CUT Nacional, estiveram presentes na reunião da bancada do Partido dos Trabalhadores na ocasião em que Vicentinho foi aclamado líder dos deputados federais do PT.

Confiante de que neste ano o povo brasileiro avalie com clareza e determinação os projetos implementados no Brasil, nosso companheiro observa: "Precisamos enaltecer o que foi feito de projetos na área social: geração de emprego; aumento do poder aquisitivo do salário mínimo; o programa Minha Casa, Minha Vida. Quando melhoramos a vida do povo, melhoramos as condições da economia. É a consolidação de que o governo está no caminho certo". Ele citou, ao assumir a liderança do maior e mais combativo partido do Congresso Nacional, com reconhecimento nacional e identificação viceral com a classe trabalhadora brasileira, a Reforma Política e a aprovação das 40 horas semanais como prioridade da bancada do partido para 2014.

Queremos expressar nosso reconhecimento pelo trabalho do companheiro Vicentinho e parabenizar o PT por mais um passo diferenciado na política brasileira. Manifestamos nossa confiança na sua liderança na legislatura de 2014. À frente da bancada federal, este parlamentar agregador e disponível para o diálogo, coordenando e liderando o conjunto dos deputados petistas fortalecerá uma atuação conjunta e decisivamente importante para o Brasil.

Parabéns Vicentinho. Parabéns PT. E viva a classe trabalhadora e sua fé e ação inabaláveis na construção de um país justo, solidário e que respeite diferenças e direitos. Acreditamos na construção do socialismo baseado em uma sociedade sem explorados e sem exploradores.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO