CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marcos Mourdoch avatar

Marcos Mourdoch

Escritor, dramaturgo, roteirista e poeta brasiliense.

11 artigos

blog

Você é o produto

Caso pense nele e no futuro dos seus, é bom que fique atento para algo milenar: não há vácuo de poder porque não há vácuo de discurso. O poder e absolutamente todas as realidades sociais surgiram do discurso e somente dele

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reagir às instituições burguesas de acordo com o calendário do projeto burguês, diante dos chamados fatos da vida vivida, como a aliança de apoio da esquerda ao golpista, Baleia Rossi, não deve resolver muitas coisas, aliás, discutir a nobreza ou não dos sucessivos acontecimentos do status quo e de acordo com ele, tampouco. O que dizer das lacradas e contralacradas conceituais cuja polêmica é sempre uma minoria!? Bom, não é e nem pode ser o projeto dos progressistas. 

São apenas distrações para esconder algo maior: a sociedade humana, por consequência o poder, sempre derivou de uma crença incutida no indivíduo. Desde o primeiro chefe tribal há algumas centenas de milênios, sabe-se que não há poder sem controle (tribal/estatal) sobre o que o povo acredita, seja ele nação ou não. Por isso o povo não está, não esteve e nunca estará liberto de uma narrativa pronta. Isso, definitivamente, nem faz parte do conceito de humanidade como conhecemos. O povo nunca está livre ou mesmo abandonado, ao menos na ordem do pensamento, muito pelo contrário, é o objeto a ser controlado ou não haverá poder. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dos sacerdotes e replicadores de mitos, passando por Guttemberg, chegamos aos jornais e TVs e agora, de um jeito rápido, fácil e muito mais eficaz, via data bank das redes sociais, que nos conhece melhor que nós mesmos, ás redes sociais... O mundo do poder sempre incutiu no indivíduo - base de sustentação e por isso objeto desse poder - uma narrativa: os povos pré-históricos seguiam seus sacerdotes e mitos até surgirem os primeiros imperadores, dos  imperadores aos papas até o mundo antigo ruir. 

Depois deles foi a vez dos senhores feudais; como consequência das ameaças e invasões mouras chegou a vez dos Reis absolutistas, depois deles as revoluções da narrativa liberal, depois a narrativa fascistas e por fim a narrativa neo liberal. Portanto, não se engane: vc segue uma narrativa agora mesmo, ou não é um humano. Caso não se interesse com o seu futuro, ok, continue.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Caso pense nele e no futuro dos seus, é bom que fique atento para algo milenar: não há vácuo de poder porque não há vácuo de discurso. O poder e absolutamente todas as realidades sociais surgiram do discurso e somente dele. 

Se você faz questão de não pensar em nada além das narrativas, não raro episódicas e de acordo com a chamada vida vivida, e você for maioria, as muitas sociedades dos humanos  estarão condenadas a  tristes releituras de si mesmas e o povo sempre estará mobilizado em favor daqueles que lhes impõem suas narrativas e com elas seus jugos

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO