Walter Benjamin e Habermas

É aí onde entra a valorização dos potenciais de iniciativa e autocomposição das comunidades, minados pelo Estado moderno

www.brasil247.com - Pessoas caminham em distrito de comércio popular em São Paulo durante pandemia de coronavírus 15/07/2020
Pessoas caminham em distrito de comércio popular em São Paulo durante pandemia de coronavírus 15/07/2020 (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)


A obra do filósofo alemão WB  resulta de uma improvável síntese entre judaísmo, marxismo e psicanálise. Daí o paradoxo entre um certo otimismo tecnológico  ( de influência marxizante) e a nostalgia de um tempo de vida comunitário, pré-moderno, onde a identidade do indivíduo está associada ao seu pertencimento a uma coletividade, em que a palavra não se separa da ação. 

O que permite o compartilhamento  de histórias de vida e a faculdade de narrar. Se em outros textos, o autor exalta as virtualidades da técnica moderna, como no cinema e na arte de vanguarda, em outros, lamenta a perda da experiência  e a dissolução da sociabilidade comunitária,  sob o impacto do choque da vida moderna. 

No ensaio O Narrador, Benjamin se apresenta como um nostálgico da experiência perdida e exalta a vida comunitária  e o seu poder de compartilhamento da experiência. Também  nos ensaios sobre Baudelaire e nas Teses sobre o conceito de História. Já no ensaio sobre o surrealismo, sobre o cinema  e em Experiência e pobreza, como também sobre as variações em torno de Brecht, avulta a influência marxista e do materialismo histórico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O interesse de usar o ensaio  do Narrador é  bem delimitado, trata-se de resgatar o valor da comunidade que se baseia na unidade da ação e da palavra, vis a vis ao processo alienante e desumanizante da modernidade, (Sobre isso, veja Sérgio Paulo Rouanet. 0 Édipo é o Anjo. Rio, tempo brasileiro, 1981)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a obra  do filósofo contemporâneo J. Habermas pode -se dizer que se trata do grande herdeiro da teoria crítica e é  considerada como uma das últimas sínteses filosóficas  do século XX, por juntar correntes muito diversas-  o funcionalismo, o marxismo, a epistemologia genética e a linguística anglo-saxão -, além da psicanálise.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A obra de Habermas é  tida como um verdadeiro discurso filosófico, porque discute e incorpora contribuições  de outros autores. Sua suma filosófica é A Teoria da Ação comunicativa,  que redefine o conceito de uma razão monólogos e essencialista numa razão processual, argumentativa, sujeita a provas e contraprovas, a depender da capacidade argumentativa dos interlocutores- vorazes e de boa fé. 

Mas há  um déficit político nessa teoria, que privilegia o consenso, o mundo da vida e os atos de fala comunicativos. A política é  pouco considerada. Foram seus discípulos americanos (Arato e Cohen) quem introduziram  a política  no sistema, com o conceito de  sociedade civil, intitulado de dimensão institucional do mundo da vida. E o conceito de Democracia Deliberativa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa inovação levou Habermas a se pronunciar sobre a  crise do  socialismo real, em 1990,  a  partir do conceito de Revolução Recuperadora, definida como revoluções  contra o Estado,  a favor da sociedade civil. É aí onde entra a valorização dos potenciais de iniciativa e autocomposição das comunidades, minados pelo Estado moderno, com  o excesso de burocratização levado pelas  prestações estatais na vida das comunidades, tornando -as meras clientes do  Estado.  

Daí a defesa da autonomia da sociedade civil e a limitação  da intervenção do Estado e a valorização  dos arranjos e composições  próprias. (Texto, Habermas. A revolução recuperadora. Madrid, tecnos,1989)

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cortes 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email