HOME > Brasil Sustentável

Negacionismo agrava impacto das mudanças climáticas, alerta Atila Iamarino

Cientista participa de seminário da Itaipu em Curitiba e defende ciência, diálogo e dados confiáveis como caminhos para enfrentar o colapso ambiental

Negacionismo agrava impacto das mudanças climáticas, alerta Atila Iamarino (Foto: Equipe Marcos Prado/Itaipu Parquetec)

247 - A disseminação da desinformação e o negacionismo científico têm potencial para intensificar ainda mais os impactos das mudanças climáticas e ameaçar a estabilidade das democracias. O alerta foi feito pelo biólogo e divulgador científico Atila Iamarino durante o seminário “Mudanças Climáticas e COP30”, realizado nesta quarta-feira (7), em Curitiba. O evento foi promovido pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec, com o objetivo de estimular a adoção de práticas sustentáveis e ampliar o engajamento da sociedade frente à crise ambiental.

Segundo Iamarino, o enfrentamento à emergência climática exige, antes de tudo, compromisso com a ciência e disposição para o diálogo baseado em dados. “As mudanças climáticas já começaram, mas ainda tendem a se intensificar e afetar tudo em nossas vidas. Da comida à educação, do cotidiano ao trabalho, à produtividade, à forma como nos deslocamos e aos lugares onde vivemos”, afirmou.

Para o cientista, a negação da realidade climática e a crença no individualismo como solução são perigosas. “Não iremos mudar a realidade do nosso planeta por meio do individualismo, da negação da ciência ou, pura e simplesmente, achando que tudo vai mudar se tivermos um pensamento otimista", disse. Na mesma linha, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, reforçou: "As coisas só mudam quando nós, organizados, somos atores e atrizes dessa transformação”.

O seminário contou com a presença de toda a diretoria brasileira da usina: além de Verri, participaram os diretores Carlos Carboni (Coordenação), Renato Soares Sacramento (Técnico Executivo), André Pepitone (Financeiro Executivo), Luiz Fernando Delazari (Jurídico) e Iggor Rocha (Administrativo), além do conselheiro Michele Caputo Neto e outras autoridades.

Durante o encontro, Atila Iamarino também apresentou dados atualizados sobre o avanço da crise ambiental e destacou a importância da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA), com expectativa de reunir mais de 40 mil participantes do mundo todo. O evento é considerado uma oportunidade crucial para acelerar ações globais em defesa do clima.

A participação do divulgador científico faz parte de uma série de palestras gratuitas promovidas pelo programa Itaipu Mais que Energia, dentro das ações do Convênio de Governança Participativa para a Sustentabilidade. As atividades são realizadas por meio dos Núcleos de Cooperação Socioambiental e seguem as diretrizes do Governo Federal voltadas ao enfrentamento da crise climática e à valorização da educação ambiental.

As palestras percorrem diversos municípios do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul, com público-alvo formado por estudantes, gestores públicos, lideranças comunitárias, ativistas e demais interessados no tema. A iniciativa começou no dia 22 de abril, em Perobal (PR), e segue até o dia 9 de maio, com paradas em cidades como Guaratuba (6/5), São José dos Pinhais (8/5) e União da Vitória (9/5).

Ao todo, serão realizadas 21 palestras, com impacto potencial em 434 municípios da área de atuação prioritária da Itaipu. A ação integra uma mobilização maior para preparar a sociedade brasileira para a COP30 e reforçar o papel da ciência e da educação na construção de um futuro ambientalmente resiliente.