Petrobras produz primeiro asfalto com conteúdo renovável em larga escala no Brasil
Produção pioneira na Revap, em São José dos Campos, une derivados minerais e vegetais, reduz impacto ambiental e reforça ação pela transição energética
247 - A Petrobras alcançou um marco inédito na indústria nacional de pavimentação ao produzir, pela primeira vez no Brasil, asfalto com conteúdo renovável em larga escala. O feito ocorreu na Refinaria Henrique Lage (Revap), localizada em São José dos Campos (SP), durante a primeira semana de outubro. Segundo informações da própria companhia, foram fabricadas e comercializadas cerca de 3 mil toneladas do novo produto, que combina componentes minerais e de base vegetal, mantendo o mesmo desempenho dos asfaltos convencionais e com menor impacto ambiental.
O produto, batizado de CAP Pro R, é o mais recente integrante da linha de asfaltos sustentáveis da estatal. Desenvolvido com a incorporação de um óleo de origem vegetal especialmente formulado, o CAP Pro R apresenta propriedades adequadas tanto para pavimentação quanto para processos industriais. De acordo com a Petrobras, o material mostra alta compatibilidade com o refino de petróleos nacionais e representa um avanço relevante no esforço da empresa em direção a um futuro de baixo carbono.
Os testes prévios de produção foram conduzidos pelo Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES), no Rio de Janeiro. A aplicação experimental do novo asfalto ocorreu com sucesso em vias da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão.
“Resultado de investimentos em pesquisa e no incremento de processos produtivos, a produção de asfalto com conteúdo renovável demonstra, mais uma vez, o pioneirismo da Petrobras. Promovemos ganhos sociais e ambientais efetivos, porque acreditamos que uma transição energética justa e responsável é possível e necessária”, afirmou William França, diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras.
Com a produção na Revap, o CAP Pro R passa a integrar oficialmente a linha CAP Pro, composta por asfaltos que aliam eficiência técnica e menor pegada de carbono. Essa linha foi concebida para atender às exigências da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), oferecendo ao mercado soluções mais sustentáveis para obras de pavimentação em todo o país.
“A chegada do asfalto com conteúdo renovável na Revap reforça a linha CAP Pro de asfaltos da Petrobras. Estamos proporcionando resultados efetivos para o setor de pavimentação, oferecendo uma alternativa viável mais sustentável e que se insere no compromisso da Petrobras com a transição energética justa”, destacou Claudio Schlosser, diretor de Logística, Comercialização e Mercados da companhia.
Com o novo produto, os asfaltos CAP Pro W e CAP Pro AP, já fabricados na Revap, passam a incorporar a letra “R” em seus nomes, em referência ao conteúdo renovável. Além disso, o CAP 50/70 convencional produzido na refinaria também será integrado à linha CAP Pro, ampliando o portfólio sustentável da Petrobras.
Entre os produtos da linha, o CAP Pro W 30/45 é reconhecido por reduzir a temperatura necessária no processo de aplicação e permitir até 15% de aumento na produtividade da usinagem, sem necessidade de adaptação de equipamentos. Já o CAP Pro AP, de alta penetração, é indicado para pavimentações com até 25% de conteúdo reciclado, contribuindo para a redução de resíduos e fortalecendo uma cadeia produtiva mais sustentável.
