Web Summit: BB convida nomes do mercado para discutir tecnologia e inovação
Banco discute sobre o papel das mulheres na inovação e como o corporate venture capital impulsiona a inovação nas grandes empresas
247 - O Banco do Brasil (BB) ampliou sua atuação no Web Summit Rio 2025 com uma programação intensa voltada para inovação, tecnologia e sustentabilidade. Segundo informações divulgadas pelo próprio banco, nesta terça-feira (29), o estande da instituição no pavilhão 4 do Riocentro sediará painéis sobre o papel das mulheres na tecnologia, a importância dos programas de corporate venture e a evolução dos softwares no mercado financeiro.
As atividades começam às 11h, com a executiva de tecnologia do BB, Tânia Schmidt, que recebe Carmela Borst, CEO da SoulCode Academy, e Cynthia Zanoni, fundadora do WoMakersCode, no painel “O código do protagonismo”. A conversa destaca a relevância das mulheres que impulsionam o setor de TI no Brasil. À tarde, às 14h, Felipe Windmoller, do BB, modera uma discussão entre Zalkind Lincoln, da IBM, e Vinicius Soares Batista, da AWS, sobre o futuro do software no setor financeiro.
Na sequência, às 14h50, Juliana Sarílio, gerente de corporate venture do BB, conduz o painel sobre como os programas de corporate venture capital estão fomentando a inovação em grandes empresas, com a participação de Tarcila Sugiyama, da Vox Capital, e Thamara Prado, da Natura. Para fechar a programação do dia, Jean Martinelli e Rodrigo Reghini, ambos do BB, apresentarão como a adoção de métodos ágeis foi essencial para a reinvenção da instituição, que soma mais de 200 anos de história.
Tarciana Medeiros leva o BB ao Center Stage
A presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, sobe ao palco principal do evento nesta quarta-feira (30), às 15h30. Ela participa do painel “A próxima onda do empreendedorismo”, ao lado de Bianca Andrade (Boca Rosa), Adriana Barbosa (Feira Preta), Monique Evelle (Inventivos) e Maria Prata (criadora de conteúdo).
Compromisso com inovação e sustentabilidade
Além dos debates, o BB apresenta no Web Summit uma série de iniciativas que reforçam seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Um dos destaques é a Árvore BB, instalação interativa movida por inteligência artificial generativa, que coleta ideias e sugestões do público para construir propostas de um mundo mais sustentável.
"A participação no Web Summit Rio 2025 reforça esse posicionamento do BB, que está sempre em busca de novas formas de se conectar com as pessoas e contribuir para um futuro mais sustentável, com inovação e uso consciente da tecnologia", afirmou Mauricio Toledo, executivo de promoção e patrocínio do BB.
O projeto Árvore BB já havia se destacado em outros grandes eventos, como o G20 em 2024 e o South Summit, realizado em Porto Alegre no início de abril deste ano, onde registrou 462 interações, inclusive uma em mandarim.
Espaço interativo e atividades diversas
O estande do Banco do Brasil no evento foi planejado para ser um ambiente acolhedor e interativo. Além da Árvore BB, o espaço conta com ativações gamificadas, como jogos interativos sobre soluções de IA do Banco, uma máquina de garra, mentoria para mulheres e atividades culturais. A colagista Nanda Colaa trouxe ao estande obras com forte inspiração afrocentrada e brasileira, reforçando o mote "inovar é puro suco de Brasil".
O público também pode desfrutar de um quiosque com sucos, café e lanches típicos, além de áreas de descanso e relacionamento.
Programação complementar
A programação do BB no Web Summit Rio 2025 segue até o dia 30 de abril com painéis que incluem temas como o mercado de carbono regulado, colaboração multidisciplinar e o papel das startups na inovação e eficiência das grandes empresas. As palestras ocorrem no palco BBDW e no Center Stage, com o estande aberto ao público diariamente das 7h30 às 17h.
