7% dos brasileiros acreditam que Terra é plana, diz pesquisa

Levantamento do Instituto Datafolha aponta que crença é maior entre os menos escolarizados e cristãos e cresce com as redes sociais

247 - Cerca de 11 milhões de pessoas no Brasil duvidam que a Terra seja redonda. A revelação vem de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha no início de julho com 2.086 entrevistados maiores de 16 anos em 103 cidades pelo país.

O número representa uma parcela de 7% dos brasileiros. Declararam crer que a Terra seja redonda 90% dos entrevistados e o restante disse não saber sua forma. 

"A crença de que a Terra é plana se revelou inversamente proporcional à escolaridade. Enquanto 10% das pessoas que deixaram a escola após o ensino fundamental defendem o chamado terraplanismo, essa parcela diminui entre os que estudaram até concluir o ensino médio (6%) ou superior (3%)", detalha a reportagem.

Crença também é maior entre os mais jovens e cristãos e cresce com as redes sociais. "No Brasil é difícil detectar quando o terraplanismo surgiu. Um fator que pode ter contribuído, na esteira da influência de terraplanistas dos EUA, é o alcance de grupos organizados em redes sociais", diz a matéria.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247