"A prisão dos alunos é injustificável e inadmissível"
Em nota, DCE da USP, que era contra invaso da Reitoria por estudantes, critica ao policial que prendeu 70 manifestantes
Diego Iraheta_247 - A ação policial que levou à prisão dos 70 alunos que ocuparam a Reitoria da USP gerou repercussão negativa entre os alunos que reprovavam a invasão. O Diretório Central dos Estudantes, que havia criticado a invasão dos estudantes, mudou o tom e passou a condenar a chegada da tropa de choque da Policia Militar no campus e a detenção dos manifestantes. “Invasão da Cidade Universitária por forças policiais nessa madrugada é injustificável e inadmissível”, disse em nota o DCE Livre da USP. Cerca de 400 policiais entraram no local da ocupação na madrugada desta terça-feira para cumprir a reintegração de posse do prédio da Reitoria, determinada pela Justiça (leia mais aqui).
“[Essa medida] nos mostra a incapacidade política da reitoria em dialogar com as demandas da comunidade acadêmica”, critica o DCE. “A resposta que a reitoria deu para os estudantes indignados com as medidas excessivas da PM na universidade foi mais autoritarismo e mais violência”, completa a nota. Os alunos-invasores terão que pagar fiança de R$ 1.050 para serem liberados.
O DCE convidou todos os estudantes da USP para uma assembleia excepcional na noite desta terça para debater a ação da PM e prisão dos universitários.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: