CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

À sombra da espionagem, ANP confirma megaleilão

Nota oficial da Agência Nacional do Petróleo assegura para o dia 21 de outubro a 1ª rodada de licitação do Pré-Sal; petroleiras de todo o mundo deverão participar de disputa bilionária; também em nota, Petrobras garante que supercomputadores da estatal são protegidos; "Ataques concorrencias e outros se tornam cada vez mais complexos", diz estatal; "Processos são transparentes e apoiados em dados públicos e/ou não-exclusivos", registra texto do órgão chefiado por Magda Chambriard; presidente Barack Obama assegurou à presidente Dilma que dará informações sobre até onde foi a arapongagem americana; "Está tudo mantido conforme o combinado", disse o ministro Edison Lobão, das Minas e Energia; os dados estão lançados

Nota oficial da Agência Nacional do Petróleo assegura para o dia 21 de outubro a 1ª rodada de licitação do Pré-Sal; petroleiras de todo o mundo deverão participar de disputa bilionária; também em nota, Petrobras garante que supercomputadores da estatal são protegidos; "Ataques concorrencias e outros se tornam cada vez mais complexos", diz estatal; "Processos são transparentes e apoiados em dados públicos e/ou não-exclusivos", registra texto do órgão chefiado por Magda Chambriard; presidente Barack Obama assegurou à presidente Dilma que dará informações sobre até onde foi a arapongagem americana; "Está tudo mantido conforme o combinado", disse o ministro Edison Lobão, das Minas e Energia; os dados estão lançados (Foto: Sheila Lopes)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O megaleilão do campo de Libra está na rua. A joia da coroa dos poços de petróleo do Pré-Sal, em poder da Petrobras, irá mesmo a martelo no dia 21 de outubro, como previsto inicialmente, na primeira fase das concessões. Em torno de lotes determinados pela estatal, a disputa deve atrair todas as grandes petroleiras do mundo.

Entre o anúncio dos leilões e a sua confirmação, notícias que correram o mundo revelaram a espionagem feita pela Agência de Segurança Nacional (NSA), dos Estados Unidos, sobre as comunicações da Petrobras. No entanto, a Agência Nacional de Petróleo, que coordena a disputa, considerou que a competitividade não foi afetada. Em nota distribuída nesta segunda-feira 9, a ANP afirmou que "os processos são transparentes e apoiados em dados públicos e/ou não-exclusivo".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Petrobras igualmente expediu nota oficial garantindo os sistemas de segurança de seus supercomputadores.

"Ataques concorrenciais e outros se tornam cada vez mais complexos, o que continuará a exigir da Petrobras investimentos permanentes e significativos em tecnologia de proteção a dados e informações", encerra o texto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Abaixo, notas da Petrobras, da ANP e reportagem da Agência Brasil sobre o assunto:

ESCLARECIMENTOS SOBRE A REDE DE COMPUTADORES DA PETROBRAS

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com relação às reportagens publicadas nos últimos dias, apontando a PETROBRAS como alvo de ações de inteligência pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos - NSA, a PETROBRAS informa que dispõe de sistemas altamente qualificados e permanentemente atualizados para a proteção de sua Rede Interna de Computadores (RIC).

A Companhia executa, de forma consistente, todos os procedimentos identificados e reconhecidos como melhores práticas de mercado na proteção de sua rede interna e de seus dados e informações.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O trafego na RIC e o fluxo de dados entre a RIC e o ambiente externo (rede mundial de computadores) são monitorados permanentemente pela PETROBRAS.

Como exemplo, em média, noventa por cento das mensagens externas de correio recebidas pela PETROBRAS são descartadas por apresentarem características potencialmente danosas. Tais características poderiam ter, eventualmente, possibilitado algum tipo de acesso a dados da PETROBRAS. Ressalta-se, no entanto, que os dados constantes dos arquivos da Companhia são continuamente atualizados à medida que as centenas de projetos têm andamento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A força de trabalho da PETROBRAS é permanentemente alertada, por meio de programas internos, para a importância da classificação correta das informações e de seu tratamento. As informações internas são classificadas e tratadas com soluções tecnológicas, como criptografia, adequadas aos níveis de proteção associados ao risco de prejuízos para a PETROBRAS, em caso de eventual vazamento de informação.

Os investimentos da Petrobras em tecnologia da informação e telecomunicações são compatíveis com o seu Plano de Negócios e Gestão e com os das demais empresas de mesmo porte do setor de petróleo no mundo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ataques concorrenciais e outros se tornam cada vez mais complexos, o que continuará a exigir da Petrobras investimentos permanentes e significativos em tecnologia de proteção a dados e informações.

Abaixo, nota oficial da ANP:

ANP - NOTA À IMPRENSA

A 1a Rodada do Pré-sal está confirmada para o próximo dia 21 de outubro e todas as informações sobre o procedimento licitatório podem ser encontradas no endereço eletrônico www.brasil-rounds.gov.br
Todas as empresas interessadas em participar da 1a licitação do pré-sal, quando será licitado o bloco de Libra, poderão manifestar interesse e adquirir o pacote de dados até o próximo dia 18 de setembro.

Os processos de licitação de áreas, promovidos pela ANP, são transparentes e apoiados em dados públicos e/ou não-exclusivos. Portanto todos os participantes têm o mesmo acesso às informações existentes.

Além disso, qualquer pessoa física, residente no Brasil, ou qualquer pessoa jurídica, constituída sob as leis brasileiras, pode adquirir os dados e informações sobre a(s) área(s) no Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP) da ANP.

A seguir, notícia da Agência Brasil a respeito:

Lobão diz que denúncias de espionagem à Petrobras não mudam cronograma do leilão do pré-sal

09/09/2013 - 17h17

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (9) que o primeiro leilão do pré-sal, sob o regime de partilha de produção, previsto para o dia 21 de outubro, está mantido, mesmo com as denúncias de espionagem à estatal, divulgadas ontem (8) pelo programa Fantástico, da TV Globo.

"Está tudo mantido como foi programado, não cancela o leilão". Perguntado se há riscos de dados do leilão terem vazado, ele respondeu: "não". Segundo o ministro, a Petrobras emitirá uma nota ainda hoje sobre o assunto e, do ponto de vista político, o tema está sendo tratado pela Presidência da República e pelo Itamaraty.

A licitação destinará blocos para exploração do Campo de Libra, na Bacia de Santos (SP), que tem potencial de reserva entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris equivalentes de petróleo. A Petrobras terá participação de 30% no consórcio.
Lobão também garantiu que está mantido o cronograma do leilão, que prevê o prazo final para o pagamento da taxa de participação e a entrega de documentos para qualificação das empresas interessadas para a próxima semana. A empresa que vencer o leilão terá que pagar um bônus de assinatura à União de R$ 15 bilhões.

Segundo reportagem veiculada ontem (8) pelo Fantástico, documentos vazados pelo ex-consultor de informática Edward Snowden indicam que a rede privada de computadores da Petrobras foi monitorada pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA). A reportagem mostra uma apresentação ultrassecreta, feita pela NSA em maio do ano passado, para treinar novos agentes no passo a passo para acessar e espionar redes internas de empresas, governos e instituições financeiras. De acordo com a reportagem, não é possível saber a extensão do monitoramento, nem se conteúdos da estatal foram acessados.

Em nota ao Fantástico, o diretor nacional de Inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, informa que a NSA coleta informações econômicas para prevenir crises financeiras que possam afetar os mercados internacionais. Segundo ele, a agência não rouba segredos de empresas estrangeiras que possam beneficiar empresas americanas.

A Petrobras informou, por meio da assessoria de imprensa, que não comentará as denúncias de espionagem pelos Estados Unidos.

Lobão participou na tarde de hoje da cerimônia de sanção da lei que destina recursos dos royalties do pré-sal para a saúde e a educação. O texto é o mesmo aprovado pelo Congresso Nacional, sem vetos, com destinação de 75% dos valores para a educação e 25% para a saúde.

Durante o evento, a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Vic Barros, disse que as denúncias de espionagem que atingiram a Petrobras exigem uma resposta à altura do governo a essa "grave violação a soberania do nosso país".

Edição: Juliana Andrade

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO