Afrânio Silva Jardim: é preciso três gerações para sepultar novamente o fascismo no País

"Acho que mais grave do que um candidato Capitão boquirroto dizer tantas asneiras e defender preconceitos odiosos, bem como incentivar a violência e aceitar expressamente a tortura, é termos de reconhecer que milhões de eleitores brasileiros aplaudem todas estas barbaridades, milhões de brasileiros assimilaram a 'cultura do ódio' e apostam na violência como forma de atender às suas intolerâncias", diz o jurista

Afrânio Silva Jardim: é preciso três gerações para sepultar novamente o fascismo no País
Afrânio Silva Jardim: é preciso três gerações para sepultar novamente o fascismo no País

Por Afrânio Silva Jardim, em seu Facebook

Acho que mais grave do que um candidato Capitão boquirroto dizer tantas asneiras e defender preconceitos odiosos, bem como incentivar a violência e aceitar expressamente a tortura, é termos de reconhecer que milhões de eleitores brasileiros aplaudem todas estas barbaridades, milhões de brasileiros assimilaram a "cultura do ódio" e apostam na violência como forma de atender às suas intolerâncias.

Desta forma, não temo tanto a "verborragia" do Capitão, até porque ele não tem chance concreta de se eleger presidente de nossa república. 
O meu temor é a sequela social que ele está deixando.

Repito: o que mais lamento é a sequela social que ele está deixando. Ele criou danos à nossa sociedade que, somente após umas três gerações. poderão ser ultrapassados e esquecidos pelas novas gerações. São danos de lenta e difícil reparação.

Assim, teremos de conviver com uma parcela de nossa população cultuando os valores do brutal nazismo, que deu causa à morte de mais de 50 milhões de jovens e espalhou ódios raciais por todo o mundo.

Eles podem até não saber, até porque a maioria é desinformada e sem instrução, mas os "seguidores" do Capitão estão cultivando valores próprios de fascismo, cultivando práticas próprias do fascismo.

Enfim, por muitos anos, muitos de nós não terão paz; por muitos anos, as minorias sociais não terão paz; por muitos anos, aqueles que pensam diferente destes brutamontes obscuros não terão paz. Eles vão infernizar a nossa sociedade e conflitos serão inevitáveis.

Solução? só o tempo nos dará ... Entretanto, não baixaremos a guarda e estaremos sempre prontos a defender os nossos melhores valores, legitimadores de uma sociedade mais justa, democrática, generosa e solidária. A luta por justiça é perene.

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247