HOME > Brasil

Alckmin celebra abertura do mercado chinês para DDG

Presidente em exercício reforçou a importância do setor agrícola para a economia nacional

Geraldo Alckmin (Foto: Júlio César Silva/MDIC)

247 – Durante a abertura do 3º Congresso Brasileiro do Milho, nesta quarta-feira (14), o presidente em exercício Geraldo Alckmin celebrou o avanço nas relações comerciais com a China e reforçou a importância do setor agrícola para a economia nacional. O evento, organizado pela Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo), reuniu lideranças do agronegócio.

Em discurso, Alckmin comentou a abertura do mercado chinês para grãos derivados da indústria do etanol de milho (DDG e DDGs) e enfatizou que a exportação representa uma grande oportunidade para o Brasil.

“Primeiro, destacar a boa notícia vinda da China, que foi a abertura de mercado para o DDG, chamado DDGs, DDG seco. Então, isso vai ser extremamente importante. Cresce muito o etanol de milho. O etanol é feito através do amido. Sobra óleo, fibra e, especialmente, proteína. E essa proteína é o DDG para a ração animal e, agora, para exportação”, disse.

O presidente em exercício também apontou obstáculos que precisam ser enfrentados para que o agronegócio continue crescendo, como logística e infraestrutura de armazenagem. Segundo ele, regiões como o Arco Norte — com destaque para os portos de Miritituba (PA) e Itaqui (MA) — são estratégicas para garantir o escoamento eficiente da produção agrícola brasileira.

"Precisamos melhorar o acesso aos portos. Ferrovia, rodovia, integração de modais é fundamental", disse.

Artigos Relacionados