HOME > Brasil

Alemão condenado chega ao Brasil para cumprir pena

O Mxico enviou ao pas o alemo Dieter Erhard Fritzchen Stieleke, de 57 anos, condenado por trfico de pessoas para explorao sexual; ele cumprir pena de cinco anos na Bahia

Alemão condenado chega ao Brasil para cumprir pena (Foto: DIVULGAÇÃO)
Gisele Federicce avatar
Conteúdo postado por:

Fernando Porfírio _247 - O México enviou ao Brasil o alemão Dieter Erhard Fritzchen Stieleke, de 57 anos. Ele foi condenado por tráfico de pessoas para exploração sexual. Dieter chega nesta sexta-feira (27) para cumprir pena de cinco anos e seis meses na Bahia. O alemão foi condenado em 2010 pela Justiça Federal do estado, em primeira instância, pelo crime, na forma qualificada.

O alemão, segundo denúncia do Ministério Público Federal, tinha incumbência de realizar teste sexual com as mulheres recrutadas. O teste consistia em manter relações sexuais com essas mulheres. As aprovadas seguiam para a Europa. Dieter Stieleke vai cumprir pena de cinco anos e seis meses, em Salvador (BA), por tráfico internacional de pessoas.

A diretora do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, Izaura Miranda, afirmou que este é o primeiro caso de estrangeiro que cumprirá pena no Brasil condenado por tráfico internacional de pessoas. Outros estrangeiros estão presos por outras acusações, como tráfico de drogas.

A extradição foi possível graças a um tratado internacional entre Brasil e México. A Ação Penal teve início em 2006. O alemão Dieter foi preso em flagrante no Aeroporto Internacional de Salvador, quando tentava embarcar em voo da empresa Condor, com destino a Frankfurt, na Alemanha, juntamente com três mulheres brasileiras.

De acordo com a denúncia, o alemão era encarregado de “testar as vítimas sexualmente”. Depois dessa prova, elas seriam levadas à Europa. Dieter Stieleke deixou o Brasil como foragido da Justiça e, já em 2010, foi iniciada, com a ajuda da Interpol, a negociação para sua extradição.

O pedido de extradição foi formalizado pelo governo brasileiro ao México em maio de 2010 e foi deferido pelas autoridades mexicanas em agosto do mesmo ano. Stieleke, entretanto, interpôs recurso contra a decisão, conforme a Lei de Extradição mexicana, o que levou à demora da efetivação da extradição

A Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça conta que o combate ao tráfico de pessoas é uma de suas prioridades. “Devemos lançar este ano o II Plano Nacional de enfrentamento a este crime, cujas vítimas ainda são invisíveis para a sociedade”, afirma o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...