HOME > Brasil

Alunos da USP fazem protesto contra expulsão de colegas

Seis estudantes foram expulsos da Universidade por participarem de ocupao em 2010

Alunos da USP fazem protesto contra expulsão de colegas (Foto: NELSON ANTOINE/Agência Estado)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Na tarde desta segunda-feira, cerca de cem alunos da Universidade de São Paulo protestaram, em frente ao prédio da reitoria da instituição, contra a expulsão de seis estudantes na semana passada

Os alunos foram expulsos por participarem da ocupação de uma sala da Coordenadoria de Assistência Social (Coseas) da USP. Eles foram considerados culpados pelos danos decorrentes da ocupação, que teve início em maio de 2010, e segundo a assessoria de imprensa da USP, incluem o desaparecimento de documentos oficiais e de equipamentos, além da quebra de computadores.

A decisão da comissão processante foi acolhida pelo reitor João Grandino Rodas, que a publicou em um despacho no Diário Oficial do Estado de São Paulo no último sábado.

Na manifestação, os alunos exigem a reintegração dos colegas por parte da universidade. Ainda segundo a assessoria de imprensa, essa é a primeira vez que a gestão de Rodas, iniciada em 2010, aplica a pena máxima de "eliminação definitiva", que consta do artigo 249 do decreto de 1972 da instituição. Além do protesto, ainda está prevista uma reunião para que os alunos realizem mais manifestações contra as expulsões.

Confira o vídeo de uma das estudantes expulsas da USP

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: