"Anarquia institucional", diz Aldo Rebelo sobre motim bolsonarista na Câmara
Ex-presidente da Câmara critica manobra de bolsonaristas para pressionar votação de anistia e alerta para risco de paralisação permanente do Legislativo
247 - O ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-ministro Aldo Rebelo classificou como “anarquia institucional” a obstrução promovida por parlamentares bolsonaristas para pressionar pela votação de um projeto de anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de Janeiro. As declarações foram dadas em entrevista à Folha de S.Paulo, publicada nesta sábado (9).
“Eu fiquei contra esse negócio aí de obstruir”, disse Aldo. “Porque, se essa moda pega, quem quiser qualquer coisa contra, é só obstruir. Por que a obstrução vai ser para um e para os outros, não?”, questionou.
O movimento, realizado na última terça-feira (5), levou parlamentares da oposição a ocuparem as mesas dos plenários da Câmara e do Senado. Em revezamento, eles permaneceram durante toda a madrugada no local, que foi isolado pela Polícia Legislativa, permitindo o acesso apenas de congressistas.
“Isso libera a anarquia institucional completa. Perde completamente o papel da Câmara. Não tem mais Presidência. Qualquer um que sentar ali obstrui. Eu não vejo sentido nisso, sinceramente”, afirmou Aldo.
