Andressa fica calada na CPI do Cachoeira

Mulher de Cachoeira, Andressa Mendonça vai à comissão do Congresso mas não responde às perguntas dos parlamentares; políticos se revoltam na primeira sessão após o recesso

Andressa fica calada na CPI do Cachoeira
Andressa fica calada na CPI do Cachoeira (Foto: Alexandra Martins/Agência Senado)

247 - Durou pouco o que era para ser um depoimento de Andressa Mendonça, mulher de Carlos Cachoeira, na CPMI do Congresso. Apesar de ter muito o que explicar, Andressa usou de seu direito constitucional de se manter em silêncio e não respondeu às perguntas dos parlamentares. O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), dispensou a depoente, o que provocou revolta entre os parlamentares.

Andressa compareceu à comissão na condição de investigada. A convocação de Andressa foi aprovada na condição de testemunha na primeira fase de trabalhos da CPMI. No entanto, após denúncias de que ela estaria chantageando o juiz titular do caso, Alderico Rocha Santos, da 11ª Vara Federal de Goiânia, sua condição mudou para investigada no caso.

De acordo com o magistrado, Andressa se ofereceu para evitar a divulgação na imprensa de um dossiê contra ele em troca da liberdade de Cachoeira. Andressa também é suspeita de atuar como laranja do esquema criminoso supostamente liderado por seu marido, que está preso desde o dia 29 de fevereiro em Brasília.

Além de Andressa, a comissão também marcou para hoje o depoimento do policial federal aposentado Joaquim Gomes Thomé Neto. Ele é apontado como espião da organização criminosa. Ele havia sido convocado no início de julho, mas apresentou atestado médico. Thomé comparecerá à CPMI na condição de testemunha, mas munido de um habeas corpus que garante a ele o direito de ficar calado.

Esta semana, outros dois depoentes conseguiram liminares no Supremo garantindo esse direito. É o caso da ex-mulher de Cachoeira, Andréa Aprígio, e do contador Rubmaier Ferreira de Carvalho. O depoimento dos dois está marcado para a amanhã (8).

Com informações da Agência Brasil

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247