HOME > Brasil

Anvisa proíbe importação de flores de maconha medicinal

A partir desta quinta-feira (20), não serão mais concedidas novas autorizações ou comprovantes de cadastro para importação

Maconha medicinal (Foto: REUTERS/Chris Wattie)

247 - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu nesta quarta-feira (19) uma nota técnica proibindo a importação de flores de maconha para fins medicinais, bem como a Cannabis in natura e partes da planta. A decisão se baseia em diversos motivos, incluindo o alto risco de desvio desses produtos para fins ilícitos e o cumprimento dos tratados internacionais de controle de drogas dos quais o Brasil é signatário.

Com isso, a partir desta quinta-feira (20), não serão mais concedidas novas autorizações ou comprovantes de cadastro para importação da planta Cannabis in natura, partes da planta ou flores. Além disso, foi estabelecido um período de transição de 60 dias para concluir as importações que já estavam em curso, e as autorizações já emitidas para a importação de Cannabis in natura, partes da planta e flores terão validade até 20/9/2023, conforme divulgado pela Anvisa em nota oficial.