HOME > Brasil

Anvisa suspende prazo de análise do pedido de uso emergencial da vacina Sputnik V

Segundo a Anvisa, a suspensão ocorre devido à falta de parte dos dados exigidos para a avaliação

Anvisa suspende prazo de análise do pedido de uso emergencial da vacina Sputnik V (Foto: ABr | Reuters)

247 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu o prazo de análise do pedido de uso emergencial da vacina russa Sputnik V. A medida foi anunciada pelo órgão neste sábado (27).

Segundo a Anvisa, a suspensão ocorre devido à falta de parte dos dados exigidos para a avaliação.

O pedido de uso emergencial foi apresentado nesta sexta-feira (26) pela União Química, que tem uma parceria com o Fundo de Investimento Direto da Rússia. A empresa busca o aval para o uso de 10 milhões de doses adquiridas pelo Ministério da Saúde no início deste mês.

A Anvisa informa que falta parte dos dados exigidos para a avaliação, como especificações de qualidade e informações do tempo médio de acompanhamento dos pacientes que fazem parte dos estudos.

Com a suspensão, o prazo para que a Anvisa decidisse sobre a autorização do uso emergencial, previsto neste caso em sete dias úteis, foi suspenso até que haja a entrega dos documentos completos.

No entanto,, o órgão continuará a análise das informações já consolidadas. Assim que os dados restantes importantes o prazo de sete dias úteis volta a correr.

Dados de painel lançado pela Anvisa neste sábado mostram que, dos documentos de entrega para serem encaminhados, 62% estão em análise, 18,2% precisam de complementação e 18,7% ainda não foram entregues.