Apagão afeta pelo menos 13 estados do Norte e do Nordeste

As causas ainda não foram identificadas; falta de luz atinge cidades de Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins

Apagão afeta pelo menos 13 estados do Norte e do Nordeste
Apagão afeta pelo menos 13 estados do Norte e do Nordeste
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Um apagão atinge ao menos 13 Estados do Norte e do Nordeste na tarde desta quarta-feira 21. As causas ainda não foram identificadas. A falta de luz atinge cidades de Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.

Todos os municípios do Rio Grande do Norte (167 municípios) e da Paraíba foram afetados. Com os semáforos inoperantes nesses locais, o trânsito foi prejudicado. O problema foi identificado por volta de 16h. Leia mais na reportagem da Reuters:

Blecaute corta 22,5% da carga no Brasil; Norte e Nordeste têm maior impacto, diz ONS

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - Um blecaute de grandes proporções levou ao desligamento de 22,5 por cento da carga de energia do sistema brasileiro às 15h40 desta quarta-feira, com maior impacto no Norte e no Nordeste, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Com o problema nessas regiões, houve posteriormente um corte automático da energia também para consumidores nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, adicionou o órgão do setor elétrico.

Já havia sido registrada até às 16h15 uma recomposição praticamente total do fornecimento no Sul, no Sudeste e Centro-Oeste, mas o Norte e Nordeste ainda seguiam no escuro até então.

"As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas", afirmou em nota o ONS, responsável pela operação do sistema elétrico.

Mais cedo, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), ex-presidente da Chesf, subsidiária da Eletrobras, disse no Twitter que o desligamento foi causado por uma "falha nos testes" da linha de transmissão que escoa a energia da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

A Eletrobras e a chinesa State Grid, responsáveis pela linha que escoa a energia de Belo Monte, não responderam de imediato a pedidos de comentário.

Segundo o ONS, uma "perturbação" no sistema levou ao desligamento de cerca de 18 mil megawatts principalmente no Norte e Nordeste, enquanto nas demais regiões o corte foi de 4.200 megawatts.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247