TV 247 logo
      HOME > Brasil

      As cinzas de um país devastado pela boçalidade gerencial

      "O incêndio que consumiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro foi um golpe duríssimo na cultura do país e na própria cidade que o abriga. As cenas da queima do museu, no entanto, não traduzem apenas a imensa e irreparável perda para a cultura. Suas cinzas são mais um testemunho de que há em curso uma falência estrutural no nosso projeto de nação que tem de ser evitada" diz Marco Aurelio Ruediger, chefe da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-DAPP).

      As cinzas de um país devastado pela boçalidade gerencial
      Gustavo Conde avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - "O incêndio que consumiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro foi um golpe duríssimo na cultura do país e na própria cidade que o abriga. As cenas da queima do museu, no entanto, não traduzem apenas a imensa e irreparável perda para a cultura. Suas cinzas são mais um testemunho de que há em curso uma falência estrutural no nosso projeto de nação que tem de ser evitada" diz Marco Aurelio Ruediger, chefe da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-DAPP).

      Ruediger destaca, em matéria no jorna Folha de S. Paulo, que a reconstrução do Museu também deve passar por uma reconstrução do espírito brasileiro voltado à cultura e à memória: "um projeto de construção nacional requer robusta e contínua constituição e aprimoramento institucional e cultural, eixos fundamentais à afirmação de sua existência e perpetuação como projeto coletivo de vontade, propósito e poder. Sem isso, não há um porquê de existir, uma razão, enfim, que justifique as decisões e sacrifícios à sua preservação e desenvolvimento."

      Ele ainda frisa que "o incêndio do museu é muito mais do que um triste episódio. Sem cultura, sem história, sem um lugar de saber, e de se saber, nada é possível na utopia de construção permanente de uma nação. Nesse caminho, brasileiros, temos insistido teimosamente e até, pode-se dizer, heroicamente na ideia de construção nacional."

       

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: