Avalista do golpe, FHC diz que não se deve cobrar popularidade de Temer

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um dos principais avalistas do golpe parlamentar que solapou a democracia brasileira em 2016, defende que o País não pode cobrar popularidade de Michel Temer; "Ele não foi eleito pelo voto popular, então perguntar a popularidade é uma inconsequência. Mas ele está a tentar utilizar os instrumentos de que dispõe, que são basicamente o Congresso apoiar medidas. Vai conseguir? Já conseguiu alguma coisa", disse FHC em entrevista ao jornal Público, de Portugal; a pesquisa Vox Populi mostrou que 78% dos brasileiros defendem a cassação de Temer e 90% querem eleições diretas imediatamente

fhc
fhc (Foto: Aquiles Lins)

247 - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um dos principais avalistas do golpe parlamentar que solapou a democracia brasileira em 2016, defende que o País não pode cobrar popularidade de Michel Temer. 

"Ele não foi eleito pelo voto popular, então perguntar a popularidade é uma inconsequência. Mas ele está a tentar utilizar os instrumentos de que dispõe, que são basicamente o Congresso apoiar medidas. Vai conseguir? Já conseguiu alguma coisa", disse FHC em entrevista ao jornal Público, de Portugal. 

Ainda em Lisboa, onde participou de seminário de Direito a convite do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, Fernando Henrique admitiu que a presidente Dilma Rousseff foi deposta não por crime de responsabilidade, mas por ter "perdido apoio político" e falou em "legitimidade do voto" e "popularidade" como essenciais a qualquer governo (leia aqui). 

Ao jornal Público, FHC disse que "custou muito a aceitar a ideia de impeachment". "Porque eu sei que é sempre um processo traumático, mesmo quando tem razão de ser, e produz consequências que não são as melhores do ponto de vista das instituições. Mas chega um momento que não tem jeito. Você pode dizer: o Congresso foi atingido. É verdade, uma parte", afirma. 

Leia na íntegra a entrevista de Fernando Henrique Cardoso.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247