Avanço de ação nos EUA contra Petrobras preocupa governo
O governo está preocupado com o avanço da ação contra a Petrobras na Justiça americana; na sexta (10), um juiz norte-americano decidiu que o processo movido por investidores contra à estatal brasileira passe para a etapa de apresentação de provas judiciais; no Brasil, a Petrobras é tratada pela Justiça, pelo Ministério Público e pela Polícia Federal como vítima de um grande esquema de corrupção; mas, nos Estados Unidos, a estatal é ré, acusada de lesar pequenos investidores
247 - O governo está preocupado com o avanço da ação contra a Petrobras na Justiça americana, informa o jornalista Kennedy Alencar (aqui). Nesta sexta-feira (10), um juiz norte-americano decidiu que o processo movido por investidores contra à estatal brasileira passe para a etapa de apresentação de provas judiciais.
No Brasil, a Petrobras é tratada pela Justiça, pelo Ministério Público e pela Polícia Federal como vítima de um grande esquema de corrupção. Mas, nos Estados Unidos, a estatal é ré, acusada de lesar pequenos investidores.
Dessa forma, o processo norte-americano poderá responsabilizar quem presidiu o Conselho de Administração da Petrobras, como a presidente Dilma Rousseff e representantes de empresas privadas. Também poderão ser responsabilizados os diretores que comandavam a empresa na época em que ocorreram os desvios de recursos apurados pela Operação Lava Jato.
No governo, é tido como quase certo que haverá uma condenação da Petrobras nos Estados Unidos.
