CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Avanço do plantio de soja contribuiu para 10% do desmatamento na América do Sul em 20 anos

Cientistas destacam que a extensão ocupada pela soja no continente passou de 26,4 milhões para 55,1 milhões de hectares em duas décadas

Colheita e queimada no Pantanal (Foto: REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Um estudo conjunto elaborado por cientistas dos Estados Unidos, Brasil e Argentina, aponta que o avanço do plantio de soja foi responsável por 10% do desmatamento registrado na América do Sul nos últimos 20 anos. No Brasil, o país com maior destruição de biomas, a área dedicada ao plantio do grão dobrou no mesmo período. 

Os dados, de acordo com o jornal O Globo, constam de um artigo publicado na revista "Nature Sustainability". No texto, os cientistas destacam que a extensão ocupada pela soja no continente passou de  26,4 milhões para 55,1 milhões de hectares, uma área de quase o tamanho do estado da Bahia. Na região da Floresta Amazônica, a área plantada se multiplicou por onze no período, saindo de 400 mil para 4,6 milhões de hectares. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A descoberta mais importante do nosso estudo está ligada à atribuição da soja como causa precedente da derrubada de florestas no contexto de perda total de florestas na América do Sul", diz o pesquisador Matthew Hansen, da Universidade de Maryland, que liderou o estudo. 

Inscreva-se no canal Cortes 247 e saiba mais: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO