HOME > Brasil

Bancada evangélica acusa Lula de promover, via Receita, perseguição ao segmento religioso

A isenção tributária a pastores evangélicos publicada pela Receita às vésperas da campanha eleitoral de 2022 está passando por reavaliação interna do Fisco

Bancada evangélica acusa Lula de promover, via Receita, perseguição ao segmento religioso (Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil)

247 - Membros da bancada evangélica no Congresso alegam que a revisão do benefício tributário concedido ao segmento durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL) é uma forma de perseguição política por parte do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A maioria dos membros da bancada pertence ao PL de Bolsonaro e eles prometem resistir a possíveis mudanças na interpretação do Fisco, informa a Folha de S. Paulo.

"Tivemos reuniões com a Receita desde o governo Michel Temer [2016-2018] e, depois, na época do governo do presidente Bolsonaro. Tínhamos uma série de pedidos, a Receita aos poucos foi entendendo o que tinha acontecido e chegou ao ponto de a gente conseguir resolver 70% dos problemas", afirma o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que presidiu a frente evangélica até fevereiro deste ano. "A gente tem clareza de que a Receita durante os governos petistas foi usada através de instruções normativas para perseguir o segmento religioso", complementa.

A isenção tributária concedida a pastores evangélicos, que foi publicada pela Receita Federal às vésperas da campanha eleitoral de 2022, está passando por uma revisão interna do Fisco devido a suspeitas de ter sido concedida de forma atípica. O Ato Declaratório Interpretativo (ADI) nº 1, de 29 de julho de 2022, ampliou a isenção previdenciária para pastores, que são um forte núcleo de apoio a Bolsonaro, então candidato à reeleição. Esse ato também está sob investigação do Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com as pessoas envolvidas na análise, uma das questões identificadas é que a edição do ato não passou pela avaliação técnica da subsecretaria de tributação da Receita.