HOME > Brasil

Banco do Brasil adere ao pacto da CGU e reforça compromisso com integridade empresarial

Instituição incorpora diretrizes da CGU que incentivam ética, transparência e sustentabilidade nas práticas corporativas e nos processos internos

Banco do Brasil (Foto: Divulgação )

247 - O Banco do Brasil oficializou sua adesão ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, iniciativa promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU) que busca consolidar uma cultura empresarial fundamentada em ética, transparência e responsabilidade. A informação foi divulgada pela própria instituição em nota oficial.

O Pacto estabelece diretrizes que orientam empresas públicas e privadas a fortalecerem seus mecanismos internos de integridade. Entre os compromissos assumidos estão o mapeamento constante de riscos, a implementação de políticas anticorrupção, a promoção da diversidade e dos direitos humanos, além da adoção de práticas de governança que assegurem a transparência e o desenvolvimento sustentável.

“O valor da integridade sempre esteve no centro da cultura do Banco do Brasil”, afirmou Rafael Giovanella, diretor de Controles Internos e Compliance do BB. “A adesão ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial reforça esse compromisso e amplia a visibilidade de um trabalho que já realizamos com seriedade. Em uma sociedade que exige cada vez mais a ética, a responsabilidade e a transparência, fortalecer práticas de integridade é essencial, é o que sustenta a confiança da sociedade nas instituições”, destacou o executivo.

O Secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes Vianna, também comentou sobre a iniciativa: “O Pacto Brasil pela Integridade Empresarial veio com o objetivo de permitir que empresas de todos os portes ou setores de atuação façam um autodiagnóstico de suas medidas de integridade e tenham os instrumentos e ferramentas necessários para aprimorar os pontos em que ainda não atingiram um alto grau de maturidade”.

No Banco do Brasil, a política de integridade já é aplicada por meio de uma série de ações concretas. Entre elas estão treinamentos regulares voltados aos colaboradores, auditorias internas e externas e a manutenção de um canal de denúncias seguro e confidencial. Além disso, o banco possui políticas voltadas à ética, conformidade, diversidade, inclusão e sustentabilidade, pilares que orientam sua atuação no mercado.

Com a adesão ao Pacto da CGU, o BB reforça não apenas seu papel como agente financeiro, mas também como instituição comprometida com a construção de um ambiente corporativo mais íntegro e confiável.