Barbosa faz balanço do ano: "cansaço e dor"
Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa classificou o julgamento do mensalão como "um desafio imenso" e disse que "durante estes sete anos tive lá minhas dúvidas se conseguiríamos ou não, mas graças a Deus, deu tudo certo"
247 - Após encerrar a última sessão plenária do Supremo Tribunal Federal no ano, o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, resumiu a jornalistas seu sentimento no momento em duas palavras: "Cansaço e dor". O relator da Ação Penal 470 completou: "Nem acredito. Encerramos o ano, né? Estamos muito cansados".
Barbosa classificou o julgamento do mensalão como "um desafio imenso" e disse que "durante estes sete anos tive lá minhas dúvidas se conseguiríamos ou não, mas graças a Deus, deu tudo certo". "Concluímos esta etapa decisiva, crucial, e agora é chegado o momento de descanso, para quem pode descansar. Eu mesmo vou ficar por aqui", completou.
O presidente do Supremo informou que fica de plantão, na presidência do tribunal, pelo menos até meados de janeiro, quando o vice-presidente Ricardo Lewandowski deve assumir interinamente, até 1º de fevereiro.
Sobre o pedido de prisão dos condenados na AP 470, que o procurador-geral da República deve apresentar até sexta-feira, o ministro foi cauteloso: "Eu não sei o que vem, qual vai ser o conteúdo do pedido dele. Eu nem sabia que haveria esse pedido. Você é que estão me dando a notícia agora". Ele disse, contudo, que, se a petição for "curtinha", ele poderá despachá-la logo, em caráter provisório.
