Base da Funai é destruída em Rondônia
Um posto de fiscalização da Fundação Nacional do Índio (Funai) dentro da terra Karipuna, em Rondônia, foi destruído por madeireiros e grileiros. O local tinha itens como casa do gerador de energia, rampa para lavagem de veículos, garagem com oficina e mobília
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Um posto de fiscalização da Fundação Nacional do Índio (Funai) dentro da terra Karipuna, em Rondônia, foi destruído por madeireiros e grileiros. Lá praticamente não havia desmatamento até 2014, porém mais de 20 km² de floresta foram derrubados desde então. O posto custou R$ 750 mil e foi entregue em 2016, mas quase não foi usado. Uma empresa contruíu o imóvel como ação de compensação ambiental.
Segundo os karipuna e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), fiscais trabalharam nos primeiros meses daquele ano no posto. Os recursos secaram, e o prédio ficou abandonado.
Em 2016 começaram os ataques e o gerador de energia foi o primeiro item furtado. De acordo com os índios, agentes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) foram os primeiros a ver a destruição do prédio. Foram eles que avisaram a aldeia sobre a situação.
O posto tinha casa do gerador de energia, rampa para lavagem de veículos, garagem com oficina, redário, gerador, mobília, equipamentos e caixa d’água com poço tubular.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: