Battisti, cidadão brasileiro como você, eu e todos nós
Italiano condenado em seu pas pelo assassinato de quatro pessoas obteve hoje direito de presena permanente no Brasil; 15 a 0 no Conselho de Imigrao; adquiriu plena cidadania
Brasil 247 _ A vitória de Cesar Battisti e seus advogados nos meandros da legislação brasileira está completa. Depois de obter no Supremo Tribunal Federal sua libertação da prisão em que se encontrava desde 2007, o italiano Cesare Battisti conseguiu na manhã de hoje o direito de permanência permanente no Brasil, concedido pelo Conselho Nacional de Imigração. Dos 18 conselheiros, 15 votaram a favor, dois se abstiveram e um não votou. Com a decisão, Battisti passa a ter os mesmos direitos de todos os cidadãos brasileiros.
Nabor Bulhões, advogado que representa a Itália, país que se mantém interessado em extraditar Battisti – ele foi condenado em seu país à prisão perpétua, pelo assassinato de quatro pessoas, na década de 1970, em nome de um grupo político chamado Proletários Armados do Comunismo (PAC) --, manterá a estratégia de recorrer contra o Brasil em tribunais internacionais.
Battisti teve, no ano passado, sua extradição determinada pelo STF, mas, em seguida, houve um veto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao seu cumprimento. Este ano, os advogados de Battisti conseguiram, também no STF, tirá-lo da cadeia. Agora, Battisti só precisará dar conhecimento da decisão ao Ministério do Trabalho e requerer seu visto permanente no Ministério das Relações Exteriores. Ele não passará, no Brasil, por mais nenhum julgamento.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: