HOME > Brasil

Berzoini: Temer quer excluir pobres do direito de aposentar

Ex-ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini disse nesta quarta-feira, 7, que a proposta que Temer encaminhou ao Congresso, que estabelece 65 anos como idade mínima para homens e mulheres se aposentarem e aumenta tempo mínimo de contribuição "exclui os pobres do direito de aposentar"; "Aprovar 65 anos como idade mínima para se aposentar é dizer o seguinte: vamos ter o INSS onde a contribuição dos pobres viabiliza a aposentadoria da classe média e dos ricos", afirmou

Ricardo Berzoini (Foto: Aquiles Lins)
Aquiles Lins avatar
Conteúdo postado por:

247 - O ex-ministro da Previdência Social Ricardo Berzoini criticou nesta quarta-feira, 7, a proposta de reforma da Previdência do presidente Michel Temer. 

Para Berzoini, a proposta que Temer encaminhou ao Congresso Nacional, que estabelece 65 anos como idade mínima para homens e mulheres se aposentarem, além de aumentar o tempo mínimo de contribuição de 15 para 25 anos, é uma reforma "golpista que exclui os pobres do direito de aposentar".

"Se você for em um bairro de classe média, a expectativa de vida é de 88 anos, 90 anos. Em um bairro pobre, será de 63, 64 anos. Ou seja, aprovar 65 anos como idade mínima para se aposentar é dizer o seguinte: vamos ter o INSS onde a contribuição dos pobres viabiliza a aposentadoria da classe média e dos ricos", afirmou Berzoini, segundo a agência PT de Notícias. 

Para Berzoini, uma verdadeira Reforma da Previdência precisa ter o "traço da solidariedade, da sustentabilidade, da visão social, da concepção da Constituição de 88, que é uma Previdência pública, e não um negócio para os bancos".

Para o deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), 65 anos como idade mínima é uma grande injustiça com os trabalhadores de famílias com menor poder aquisitivo. "Porque esses começam a trabalhar mais cedo e, consequentemente, vão contribuir mais tempo para a Previdência do que os filhos das classes mais abastardas, que começam a trabalhar mais tarde, e vão contribuir menos tempo para a Previdência", aponta.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...